Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Tendo em vista políticas que visem assegurar uma educação de qualidade, que garantam acesso, apropriação do conhecimento e a formação da cidadania, a Secretaria Municipal de Educação do município de Campo Grande/MS, disponibiliza o periódico científico eletrônico "Diálogos Educacionais em Revista" aos profissionais da educação.

Como instituição incentivadora e socializadora da pesquisa, essa secretaria cria, por meio deste veículo de comunicação, a oportunidade de democratizar o conhecimento produzido pela comunidade científica interna e externa das diferentes áreas da educação e da cultura.

A revista é uma publicação eletrônica semestral de acesso público, composta por artigos, ensaios, resenhas, entrevistas e relatos de pesquisa.

 

Políticas de Seção

Artigo

Artigo ou revisão de literatura/estudo teórico é um trabalho técnico-científico de um tema específico resultante de elaboração teórica e revisão bibliográfica. Pode ser escrito por um ou mais autores. (Mínimo de 10 e máximo de 15 laudas)

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaio

Ensaio é um texto breve, situado entre o campo do poético, literário, didático, pedagógico. O autor deve expor suas ideias a respeito de um determinado tema. É menos formal e mais flexível que um artigo e ou resenha. O texto ensaio tem forma livre, sem um estilo determinado, o estilo quem fornece é o autor. (Mínimo de 1 e máximo de 3 laudas)

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Resenha, ou análise bibliográfica é uma síntese ou um comentário de publicações recentes, nacionais ou estrangeiras. (Mínimo de 2 e máximo de 5 laudas)

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Relato de entrevista realizada com pesquisadores nacionais e internacionais de competência reconhecida que contribuem com sua experiência pessoal nas áreas de educação e cultura. (Mínimo de 5 e máximo 10 laudas)

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Relato de experiência profissional

Relato de Pesquisa, exposição escrita de experiência individual ou coletiva de intervenção textual, que apresenta o contraponto teoria/prática, a descrição das condições da experiência relatada e as conclusões a que chegaram no estudo. (Mínimo 5   /           e máximo 15 laudas)

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Editorial é um texto de jornal ou revista em que o conteúdo expressa a opinião da empresa, da direção ou da equipe de redação, sem a obrigação de ter alguma imparcialidade ou objetividade.

 

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Seção Especial

Nesta modalidade, de caráter eventual, serão selecionados textos que não se enquadrem nas modalidades previstas no periódico, que tragam contribuição relevante tanto aos leitores quanto à comunidade científica como: relatório de gestão, conferências de autores de renome nacional ou internacional, apresentadas em eventos científicos, tradução de artigos ou textos de autores internacionais, que sejam inéditas em língua portuguesa, entre outros definidos pela Equipe Editorial da revista. Os textos desta modalidade são avaliados somente pelo Conselho Editorial e equipe executiva da revista quanto ao seu mérito científico.

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigo Jornalístico

É um artigo de opinião, escrito por um especialista no assunto. Seus autores devem ser, articuladores, pois representam grupos sociais reconhecidos por atuação como empresários, partidos políticos, áreas profissionais, sindicatos, associações de defesa do ambiente e outros.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos serão submetidos à leitura de um ou mais avaliadores, sem a identificação de autoria para garantir a avaliação cega. Os textos serão analisados quanto a sua adequação aos critérios gerais do periódico Diálogos Educacionais em Revista.

 


 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Histórico da Revista

Diálogos Educacionais em Revista é um periódico científico eletrônico da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande - SEMED. Criada em outubro de 2010, com o objetivo de incentivar e socializar a pesquisa, a SEMED acredita que a revista proporciona a oportunidade de democratizar o conhecimento produzido pela comunidade científica interna e externa das diferentes áreas da educação e da cultura. A revista é uma publicação semestral de acesso público, composta por artigos, ensaios, resenhas, entrevistas e relatos de pesquisa.

 

Comitê de Avaliadores da Revista

 

 

Avaliador

Instituição

Prof. Dr.

Ademir Kleber Morbeck

Anhanguera / Uniderp – Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal– Campo Grande–MS

Prof.ª Dra.

Adir Casaro Nascimento

Universidade Católica Dom Bosco / UCDB – Campo Grande–MS

Prof.ª Dra.

Alexandra Ayach Anache

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul / UFMS – Campo Grande–MS

Prof.ª Dra.

Angela Zanon

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul / UFMS – Campo Grande–MS

Prof. Dr.

Antonio Carlos do Nascimento Osório

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul / UFMS – Campo Grande–MS

Dra.

Cecília Leite de Oliveira

Instituto Brasileiro de informação em Ciência e Tecnologia / IBICT

Prof. Dr.

Danglei de Castro Pereira

Universidade de Brasília/ UnB – Brasília

Prof.ª Dra.

Elza Sabino da Silva Bueno

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul / UEMS – Campo Grande–MS

Prof.ª Dra.

Eurize Caldas Pessanha

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul / UFMS – Campo Grande–MS

Prof.ª Dra.

Flavinês Rebolo

Universidade Católica Dom Bosco UCDB – Campo Grande–MS

Prof. Dr.

Gilberto Luiz Alves

Anhanguera / Uniderp – Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal– Campo Grande–MS

Prof.ª Dra.

Inara Barbosa Leão

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul / UFMS – Campo Grande–MS

Prof. Dr.

Jefferson Carriello do Carmo

Universidade Católica Dom Bosco / UCDB, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – Campo Grande–MS

Prof. Dr.

José Luiz Magalhães Freitas

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul / UFMS – Campo Grande–MS

Prof. Dr.

Luiz Carlos Pais

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul / UFMS – Campo Grande–MS

Prof.ª Dra.

Maria Aparecida de Souza Perrelli

Universidade Católica Dom Bosco / UCDB – Campo Grande–MS

Prof.ª Dra.

Maria Augusta Castilho

Universidade Católica Dom Bosco / UCDB – Campo Grande–MS

Prof.ª Dra.

Maria Cristina Lima Paniago Lopes

Universidade Católica Dom Bosco / UCDB – Campo Grande–MS

Prof.ª Dra.

Marilena Bittar

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul / UFMS – Campo Grande–MS

Prof.ª Dra.

Marina Vinha

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul / UFMS, Sede Dourados , Dourados–MS

Prof. Dr.

Marlon Leal Rodrigues

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul / UEMS – Campo Grande–MS

Prof.ª Dra.

Marta Regina Brostolin

Universidade Católica Dom Bosco / UCDB – Campo Grande–MS

Prof.ª Dra.

Nara Maria de Quevedo Sgarbi Fiel

Centro Universitário da Grande Dourados – UNIGRAN – Dourados–MS

Prof. Dr.

Pedro Demo

Universidade de Barsília / UnB – Brasília-DF

Prof.ª Dra.

Regina Tereza Cestari de Oliveira

Universidade Católica Dom Bosco / UCDB – Campo Grande–MS

Prof.ª Dra.

Ruth Pavan

Universidade Católica Dom Bosco / UCDB – Campo Grande–MS

Prof.ª Dra.

Silvia Helena Andrade de Brito

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul / UFMS, Sede Dourados , Dourados–MS

Prof.ª Dra.

Susylene Dias Araujo

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS – Campo Grande–MS

Prof.ª Dra.

Terezinha Bazé de Lima

Centro Universitário da Grande Dourados – UNIGRAN – Dourados–MS

Prof.ª Dra.

Terezinha Pereira Braz

Secretaria Municipal de Educação/SEMED – Campo Grande – MS

Prof.ª Dra.

Zélia Ramana Nolasco Santos Freire

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/UFMS, Sede Dourados, Dourados–MS

 

 

 

 

Missão: Assegurar uma educação de qualidade garantindo o acesso, a apropriação do conhecimento e a formação da cidadania.