O texto dissertativo e o empoderamento do jovem educando

Authors

  • Elisete Cristina Arruda ESCOLA ISAURO BENTO

Abstract

Neste artigo apresentamos as concepções de letramento, empoderamento e texto dissertativo, como esses conceitos funcionam dentro do processo educativo e são internalizados pelo indivíduo que demonstrará essa formação no meio em que vive. A escola com uma proposta que vise a formação desse sujeito empoderado deve pensar em práticas pedagógicas que forme um cidadão ativo na busca de soluções dos problemas civis. O processo começa nas séries iniciais ao contemplar as produções textuais dos alunos e culmina na elaboração de textos do tipo dissertativo que contempla a aplicação do letramento e empoderamento, treinando desde cedo uma consciência crítica e defensora de uma sociedade justa para todos.

Palavras-chave: Letramento. Empoderamento. Texto dissertativo.

 

Abstract

This article presents the conceptions of literacy, empowerment and dissertative text and how these concepts work inside of the educative process and are internalized by the individual that will demonstrate this formation in the place where he lives. The school with a proposal that aims the formation of this empowered citizen must think about pedagogical practices that forms an active citizen in the search for the civil problem solutions. The process starts in the initial series when it contemplates the literal productions of the pupils and culminates in the elaboration of texts of the dissertative sort that contemplate the application of the literacy and empowerment, training since early ages a critical and defending conscience of a society just for all.

Keywords: Literacy. Empowerment. Dissertative text.

Author Biography

Elisete Cristina Arruda, ESCOLA ISAURO BENTO

Graduada pela UFMS e pós graduada pela UCDB. Funcionária pública efetiva da PMCG. Professora titular de Língua Portuguesa na Escola Isauro Bento Nogueira.

Published

2013-06-28