http://dialogoseducacionais.semed.capital.ms.gov.br/index.php/dialogos/issue/feed Diálogos 2022-08-19T00:00:00-04:00 DITEC ditec.semed3859@gmail.com Open Journal Systems <p style="text-align: justify;">Tendo em vista políticas que visem assegurar uma educação de qualidade, que garantam acesso, apropriação do conhecimento e a formação da cidadania, a Secretaria Municipal de Educação do município de Campo Grande/MS, disponibiliza o periódico científico eletrônico "<strong>Diálogos Educacionais em Revista</strong>" aos profissionais da educação. Como instituição incentivadora e socializadora da pesquisa, essa secretaria cria, por meio deste veículo de comunicação, a oportunidade de democratizar o conhecimento produzido pela comunidade científica interna e externa das diferentes áreas da educação e da cultura.</p> <p style="text-align: justify;">A revista é uma publicação eletrônica semestral de acesso público, composta por artigos, ensaios, resenhas, entrevistas e relatos de pesquisa.</p> http://dialogoseducacionais.semed.capital.ms.gov.br/index.php/dialogos/article/view/270 Editorial 2022-08-09T09:28:23-04:00 Waldir Leonel waldirleonel@uems.br Fernanda Malinosky Coelho da Rosa fernanda.malinosky@ufms.br 2022-08-19T00:00:00-04:00 Copyright (c) 2022 Diálogos Educacionais em Revista http://dialogoseducacionais.semed.capital.ms.gov.br/index.php/dialogos/article/view/271 Arte, tecnologias e dimensões do conhecimento na Reme (Campo Grande) 2022-08-09T09:42:40-04:00 Ana Lúcia Serrou alserrou@hotmail.com Douglas de O. Caetano douglascaetanoo@gmail.com Matheus Vinícius S. Fernandes matheusserraes@gmail.com <p>Este artigo versa sobre o curso de formação online: “Arte, tecnologias, dimensões do conhecimento: integrações possíveis”, para professores de Arte. O curso foi desenvolvido para atender as necessidades emergentes de suspensão de atividades presenciais. Assim a Secretaria de Educação de Campo Grande/MS, em Parceira com a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), com estratégias metodológicas de ensino remoto em plataforma digital. No período de isolamento social, em decorrência da pandemia da covid-19, buscou-se alternativas emergenciais de subsídio às/aos professoras/es na construção dos seus recursos metodológicos, voltando ao aprimoramento das competências necessárias à atuação didática e pedagógica para as aulas remotas. Diante do exposto, apresentamos dois temas de relevância tratados no curso de formação, evidenciado neste relato. As considerações apontam para a importância do curso de formação como ferramenta para desenvolver e reverberar possíveis transformações no ensino e aprendizagem da arte, a partir do que está prescrito no do Referencial Curricular da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS.</p> 2022-08-19T00:00:00-04:00 Copyright (c) 2022 Diálogos Educacionais em Revista http://dialogoseducacionais.semed.capital.ms.gov.br/index.php/dialogos/article/view/272 Formação de Professores que lecionam Ciências Humanas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: experiência formativa interinstitucional Semed/UFMS na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS 2022-08-09T09:49:07-04:00 Alessandro Marcon da Silva prof.ale.marcon@gmail.com Sônia dos Santos Boiarenco Amorim boiarenco@gmail.com <p>O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência de formação de professores que lecionam Ciências Humanas no ensino fundamental na Rede Municipal de Campo Grande/MS (Reme). A experiência foi fruto de uma ação interinstitucional entre a secretaria municipal de educação do supracitado município e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A ação ocorreu mediante o projeto de extensão intitulado “Formação de professores para o ensino remoto: reflexões sobre a prática e sobre estratégias de trabalho” que propôs momentos de formação para os professores da Reme. Tais momentos foram organizados em dois núcleos: um comum a todos os professores e o segundo dividido entre as diversas áreas do conhecimento e a etapa dos anos iniciais do ensino fundamental. Dentro do núcleo reservado aos anos iniciais, foram propostos tempos de estudo para os pedagogos que ensinam Geografia e História, este como o objeto deste trabalho. Com isso, apresentam-se algumas considerações sobre o ensino de Ciências Humanas na Reme, como ocorreu a roda de conversa com os professores sobre fontes e acervos digitais para o ensino de História e, por fim, o andamento do momento formativo em que foram apresentados os conceitos e categorias para a construção do raciocínio geográfico nos anos iniciais. Ao final de tal experiência formativa, entendeu-se que o tema proposto demanda de mais tempo de estudo para que os pedagogos tenham um desenvolvimento significativo quanto aos fundamentos e metodologias de ensino das Ciências Humanas, bem como se desenvolva, profissionalmente, como um unidocente que consiga problematizar as vivências dos alunos de forma a oportunizar a efetivação da aprendizagem, em tempos de ensino remoto ou não.</p> 2022-08-19T00:00:00-04:00 Copyright (c) 2022 Diálogos Educacionais em Revista http://dialogoseducacionais.semed.capital.ms.gov.br/index.php/dialogos/article/view/273 Formação de professores que lecionam Ciências nos anos iniciais: ensino investigativo como estratégia didática para a alfabetização científica 2022-08-09T09:59:31-04:00 Alda Cristina da Silva Acosta cristhina.acosta@hotmail.com Alessandro Marcon da Silva prof.ale.marcon@gmail.com Rejane Fátima Steinhaus rejaneciencias2018@gmail.com <p>A formação de professores que ensinam Ciências é uma prática corrente da Secretaria Municipal de Educação (Semed) da cidade de Campo Grande/MS. O presente trabalho trata de uma ação formativa que ocorreu no ano de 2020 e relata a experiência do curso de formação de profissionais de educação da Semed intitulado “Formação de professores para o ensino remoto: reflexões sobre a prática e sobre estratégias de trabalho”, fruto de parceria interinstitucional, mediante projeto de extensão, entre a secretaria e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Por meio do projeto de extensão, foram oferecidos momentos de estudos para professores que lecionam Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O presente trabalho relata a organização do curso, a participação docente da Rede Municipal de Ensino (Reme) e explana-se sobre os conteúdos trabalhados no curso, a saber: Alfabetização Científica (AC) e Sequência de Ensino Investigativo (SEI). Com isso, pode-se afirmar que a parceria entre a universidade e a Reme torna-se um caminho relevante na busca pela qualidade social da educação básica, diante dos desafios da formação continuada de professores. Teoria e prática são indissociáveis na construção do conhecimento e a oferta de cursos, como o organizado na supracitada parceria, abre as portas para o desenvolvimento da ciência e dos processos didático-pedagógicos.</p> 2022-08-19T00:00:00-04:00 Copyright (c) 2022 Diálogos Educacionais em Revista http://dialogoseducacionais.semed.capital.ms.gov.br/index.php/dialogos/article/view/274 Reflexões sobre o uso de TDICs no ensino remoto: relato de um curso de formação de professores de Ciências 2022-08-09T10:10:40-04:00 Cristiane Miranda Magalhães Gondin crisgondin@gmail.com Gilson da Rocha Santos gilsonsantos.bio@gmail.com Leila Tatiana Garcia leilatatig@gmail.com Nathalie Rossini nathyrossini@gmail.com <p>O presente artigo se configura em um recorte do curso “Formação dos professores para o ensino remoto: reflexões sobre a prática e sobre estratégias de trabalho”, desenvolvido em parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e a Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/MS, ocorrido no período de outubro a dezembro de 2020, com a participação de 47 professores de Ciências de anos finais do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino (Reme). Esta pesquisa tem por objetivo analisar o processo formativo do curso e realizar reflexões a respeito da formação docente. O referido estudo se estrutura na perspectiva da metodologia qualitativa, pois analisa e elucida sobre as estratégias propostas para o ensino remoto, a fim de debater sobre as potencialidades dos diferentes procedimentos didáticos. Os resultados expressam, ainda, a necessidade de reflexões a respeito do uso e aprimoramento das TDICs no contexto do ensino de Ciências. Outro ponto a ser considerado é a necessidade de readaptação e ressignificação da ação docente e, consequentemente, a quebra de paradigmas sobre a maneira de ensinar.</p> 2022-08-19T00:00:00-04:00 Copyright (c) 2022 Diálogos Educacionais em Revista http://dialogoseducacionais.semed.capital.ms.gov.br/index.php/dialogos/article/view/275 Formação Continuada de Educação Física em Parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul: possibilidades e desafios em tempo de pandemia 2022-08-09T10:19:06-04:00 Claudia Renata Rodrigues Xavier claurenxavi@gmail.com Eliana de Mattos Carvalho elimac@terra.com.br Elisângela Rodrigues Furtado elisfurtado@hotmail.com Vera Lúcia Gomes Alves veraluciagomesalves@yahoo.com.br <p>O presente trabalho tem por objetivo descrever a formação continuada de Educação Física em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, bem como fomentar discussões sobre possibilidades e desafios durante a pandemia da covid-19. A metodologia utilizada foi um relato de experiência. A formação foi dividida em dois momentos, quais sejam, conhecimentos comuns e conhecimentos específicos de cada componente curricular representados em cinco módulos. 1.&nbsp; Introdução – Implementação do Referencial Curricular da Reme; 2. Ensino de Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; 3. Ensino de Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental; 4. Educação Física Inclusiva – Eu promovo a inclusão? e 5. Educação Física na Educação de Jovens e Adultos. Os principais destaques foram: a formação como fomento de diferentes discussões entre os docentes; a reflexão sobre a prática pedagógica durante o contexto da pandemia; as sugestões de trabalhos referentes às dúvidas e incertezas sobre as aulas não presenciais e a condução da prática pedagógica. Desse modo, a parceria entre a UFMS e a SEMED conseguiu abordar diferentes temáticas, oportunizar conhecimentos teóricos e práticos, além de promover uma reflexão de diferentes ações pedagógicas dos docentes.&nbsp;</p> 2022-08-19T00:00:00-04:00 Copyright (c) 2022 Diálogos Educacionais em Revista http://dialogoseducacionais.semed.capital.ms.gov.br/index.php/dialogos/article/view/276 Compartilhando experiências: relato sobre a formação continuada de professores de Geografia em Campo Grande/MS 2022-08-09T10:25:27-04:00 Rafael Bartimann rafaelbartimann@gmail.com Rafael Bastazini basta_pena@hotmail.com Analice Teresinha Talgatti Silva talgattisilva@gmail.com <p>Objetivamos com este artigo relatar o processo de elaboração e implementação do curso intitulado “Ensino Investigativo e Monitoramento de Chuvas” no âmbito do Programa de Formação Continuada de Professores da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS. Para tanto, apresentamos os fundamentos e os conceitos essenciais que embasaram as discussões propostas sob o ponto de vista teórico e metodológico. Posteriormente descrevemos os procedimentos adotados e as ferramentas de interação síncrona e assíncrona utilizadas, visto que todo o curso foi conduzido de forma remota em ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Por fim, apresentamos nossas percepções prévias frente aos temas discutidos, ao processo de elaboração e implementação do curso, e também, ao aproveitamento dos conhecimentos em sala de aula no ensino de Geografia. A partir desse relato é possível ainda compreender, mesmo que parcialmente, como ocorre a formação continuada de professores de Geografia nesta rede.</p> 2022-08-19T00:00:00-04:00 Copyright (c) 2022 Diálogos Educacionais em Revista http://dialogoseducacionais.semed.capital.ms.gov.br/index.php/dialogos/article/view/277 Relato de um aprendizado, experiência de uma formação: notas sobre um curso de formação para professores de História 2022-08-09T10:32:06-04:00 Fernando Vendrame Menezes fernando_vendrame@ufms.br Leandro Longui Hernandes longui.historia@gmail.com Maria Aparecida Lima dos Santos maria.lima-santos@ufms.br Maria Larissa Montania Vera larissa.montania@gmail.com <p>Este texto apresenta os caminhos percorridos para o desenvolvimento de um curso de formação continuada on-line realizado com professores de História dos anos finais do ensino fundamental, em escolas da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS. Este curso foi realizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Campo Grande (SEMED) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Indicamos, no transcorrer do texto, os aspectos que delimitaram a escolha da temática do curso, direcionaram os procedimentos teórico-metodológicos e definiram os objetivos a serem atingidos. Descrevemos, também, as etapas do curso e as atividades realizadas pelos cursistas e, por fim, indicamos alguns resultados alcançados e tecemos algumas considerações finais. Em linhas gerais, é possível refletir sobre uso de Projeto Didático de Referência como uma estratégia didática capaz de estabelecer uma relação dialógica entre formadores e cursistas e sobre o emprego de jornais como fonte documental para o estudo do processo de urbanização da cidade.</p> 2022-08-19T00:00:00-04:00 Copyright (c) 2022 Diálogos Educacionais em Revista http://dialogoseducacionais.semed.capital.ms.gov.br/index.php/dialogos/article/view/278 Formação de professores de Língua Inglesa para o ensino remoto: reflexões e relatos 2022-08-09T10:36:04-04:00 Adriana Assis Silva Nery drianassis@gmail.com Thaissa Moreira Prado thaissamprado@gmail.com <p>No presente artigo, apresenta-se, em forma de relato, as experiências vivenciadas durante o curso “Formação dos professores para o ensino remoto: reflexões sobre a prática e sobre as estratégias de trabalho”, concebido por intermédio do programa de formação continuada “Reflexões Pedagógicas: Diálogos entre a teoria e a prática”, devido à necessidade em oferecer capacitação para o ensino remoto na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande-MS, imposto pela situação atual de pandemia causada pela covid-19. Para tanto, ofertou-se a referida formação com o objetivo de discutir metodologias inovadoras possíveis de serem adaptadas nas aulas da disciplina de Língua Inglesa durante o período de aulas remotas. À luz das teorias de multiletramentos, língua franca e metodologias ativas, os professores foram levados a refletir sobre suas práticas durante as aulas remotas. Desta forma, sob a égide da pesquisa de base qualitativa, para gerar os dados apresentados foi realizada uma análise interpretativa das respostas obtidas por meio das atividades propostas.</p> 2022-08-19T00:00:00-04:00 Copyright (c) 2022 Diálogos Educacionais em Revista http://dialogoseducacionais.semed.capital.ms.gov.br/index.php/dialogos/article/view/279 Os desafios dos processos formativos para professores de Língua Portuguesa do 6º ao 9º frente aos estreitamentos pandêmicos e os alargamentos dialógicos - UFMS/Semed - 2020 2022-08-09T10:42:22-04:00 Gustavo Aurélio Tomé Azuaga linguaportuguesasemedblog@gmail.com João Batista Cunha Silveira joao08bcs2@gmail.com Thiago Oliveira Souza prof.thiagoliveira@gmail.com Thiago Teodoro Rupere thiagorupere13@gmail.com <p>Em consideração ao "projeto de extensão intitulado Formação de professores para o ensino remoto: reflexões sobre a prática e sobre estratégias de trabalho que busca trabalhar colaborativamente, a fim de contribuir com a formação de profissionais da rede municipal de ensino em uma parceria interinstitucional entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande (Semed), por meio do programa Reflexões Pedagógicas: diálogos entre a teoria e a prática", o presente artigo, parte de relatos de experiências de formadores da equipe de Língua Portuguesa (da mencionada Secretaria) sobre o que constataram da possibilidade de elaboração do curso ofertado, bem como a qualidade participativa dos docentes inscritos, refletindo em que medida conseguiram empreender um processo formativo dialógico e que contemplasse diferentes temas inerentes ao componente curricular, a área de linguagens e de concepções educacionais como um todo.</p> 2022-08-19T00:00:00-04:00 Copyright (c) 2022 Diálogos Educacionais em Revista http://dialogoseducacionais.semed.capital.ms.gov.br/index.php/dialogos/article/view/280 Pensamento algébrico: considerações a respeito de um curso de extensão 2022-08-09T10:46:13-04:00 Sheila Denize Guimarães Barbosa sheila.guimaraes@ufms.br <p>O presente texto tem por objetivo apresentar os caminhos percorridos durante a formação de professores do curso de extensão, envolvendo o pensamento algébrico, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande. O curso foi organizado em quatro momentos: 1) vídeo para apresentar uma breve história da álgebra, vertentes fundamentais do pensamento algébrico, definições e exemplos de sequências recursivas, sequências repetitivas e relações de igualdade; 2) atividade no Fórum de Discussão do ambiente virtual; 3) dois vídeos que mostraram uma proposta de ação de extensão; e 4) atividade final para recuperar, nas atividades desenvolvidas ao longo de 2020, alguma relacionada ao pensamento algébrico. Acreditamos que as devolutivas das atividades podem permitir ao cursista repensar a prática pedagógica que contemple o pensamento algébrico. Contudo, sabemos que uma proposta de formação continuada que busque criar momentos de reflexão necessita de espaços de interação que suscitem dúvidas, permitam debates e busquem soluções para os problemas apresentados pelos professores, o que não se deve resumir em registros fornecidos em um ambiente virtual.</p> 2022-08-19T00:00:00-04:00 Copyright (c) 2022 Diálogos Educacionais em Revista http://dialogoseducacionais.semed.capital.ms.gov.br/index.php/dialogos/article/view/281 Metodologias Ativas de Aprendizagem – Relato de uma Ação de Formação Continuada 2022-08-09T10:53:25-04:00 Agnaldo de Oliveira agitha2@gmail.com Adriano da Fonseca Melo adriano060569@yahoo.com.br Arildo Araujo Lima arildo.lima41@gmail.com Carine Fernandes Botelho Custódio carine_fb@hotmail.com Páblo Carcheski de Queiroz pablocq27@gmail.com <p>O presente artigo tem por objetivo apresentar o relato de uma ação de formação continuada sobre metodologias ativas de aprendizagem com professores de Matemática da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS. Ela foi realizada por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no Curso de Extensão “Formação dos professores para o ensino remoto: reflexões sobre a prática e sobre estratégias de trabalho”, e compõe o programa de formação continuada “Reflexões Pedagógicas: Diálogos entre a Teoria e a Prática”, da Rede Municipal de Ensino. Para o desenvolvimento da proposta foram escolhidas as seguintes metodologias ativas de aprendizagem: sala de aula invertida,&nbsp; aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada em projetos e aprendizagem baseada em equipes. Os dados para este relato foram obtidos a partir dos fóruns de comunicação assíncrona desenvolvidos durante a formação. Os resultados do presente artigo evidenciam a aproximação dos professores em formação com as metodologias ativas de aprendizagem e a necessidade da formação continuada.</p> 2022-08-19T00:00:00-04:00 Copyright (c) 2022 Diálogos Educacionais em Revista