A disciplina de sociologia e a experiência proporcionada pelo Programa Institucional de Iniciação a Docência-PIBID

Authors

  • Josimara Reis Santos Rede pública de ensino
  • Viviane Scalon Fachin Rede pública de ensino

Abstract

O objetivo do presente trabalho é expor um estudo voltado para a inclusão da disciplina de Sociologia no Ensino Médio, pensado em um contexto mais amplo tendo por base o que consta na Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional a LDB. O intuito dessa abordagem mais global que envolve a lei maior da Educação se deve ao fato de na mesma constar a obrigatoriedade da sociologia nos parâmetros escolares do Ensino Médio. A inclusão da sociologia causou uma demanda de profissionais, diante da inexistência dos mesmos muitos professores que não eram da área passaram a lecionar a disciplina de Sociologia, pensando nesse contexto a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-UEMS, ofereceu o primeiro curso de Ciências Sociais do Estado de Mato Grosso do Sul, voltado especificamente para uma formação de licenciatura. A abertura do curso veio contribuir para suprir uma demanda desses profissionais na região. Atualmente os professores que lecionam sociologia são formados na área, além disso, a Universidade contribui com a Rede de Educação Básica atuando nas escolas com projetos de ensino como o PIBID (Projeto de Incentivo a Docência), no qual alguns resultados dessa interlocução entre a universidade e a educação básica serão aqui expostos por meio de relatos de atividades desenvolvidas pelos acadêmicos de Ciências Sociais em sala de aula: os acadêmicos passaram a desenvolver uma série de atividades com os alunos de forma dinâmica e didática para ensinar sociologia.


Palavras-chave: Sociologia. Docência. PIBID.

Abstract

Aim of this work is to describe a study aimed at the inclusion of the discipline of sociology in high school , thinking in a broader context based on that set out in the Law of Guidelines and Basis of National Education LDB . The purpose of this more comprehensive approach that involves the higher law of education is due to the fact that in the same state the mandatory parameters in sociology school of high school. The inclusion of sociology caused a demand for professionals , given the lack of them many teachers who were not from the area came to teach the discipline of sociology , thinking this context the State University of Mato Grosso do Sul - UEMS , offered the first course of Sciences social State of Mato Grosso do Sul , aimed specifically at undergraduate training . The opening of the course has contributed to supply a demand for these professionals in the region , currently teachers who teach sociology are formed in the area also contributes to the University Network of Basic Education , working in schools with teaching projects as PIBID ( project Incentive Teaching ) , in which some results of this dialogue between the university and basic education here will be exposed by reports of activities by academic social science in the classroom : the students began to develop a series of activities with the students in a dynamic and textbooks to teach sociology.

 

Keywords : Sociology. Teaching. PIBID.

Author Biographies

Josimara Reis Santos, Rede pública de ensino

Resumo: objetivo do presente trabalho é expor um estudo voltado para a inclusão da disciplina de Sociologia no Ensino Médio, pensado em um contexto mais amplo tendo por base o que consta na Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional a LDB. O intuito dessa abordagem mais global que envolve a lei maior da Educação se deve ao fato de na mesma constar a obrigatoriedade da sociologia nos parâmetros escolares do Ensino Médio. A inclusão da sociologia causou uma demanda de profissionais, diante da inexistência dos mesmos muitos professores que não eram da área passaram a lecionar a disciplina de sociologia, pensando nesse contexto a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-UEMS, ofereceu o primeiro curso de Ciências Sociais do Estado de Mato Grosso do Sul, voltado especificamente para uma formação de licenciatura. A abertura do curso veio contribuir para suprir uma demanda desses profissionais na região, atualmente os professores que lecionam sociologia são formados na área, além disso, a Universidade contribui com a Rede de Educação Básica, atuando nas escolas com projetos de ensino como o PIBID (Projeto de Incentivo a Docência), no qual alguns resultados dessa interlocução entre a universidade e a educação básica serão aqui expostos, através de relatos de atividades desenvolvidas pelos acadêmicos de ciências sociais em sala de aula: os acadêmicos passaram a desenvolver uma série de atividades com os alunos de forma dinâmicos e didáticos para ensinar sociologia.

Palavras-chave: Sociologia, docência, Pibid.

Viviane Scalon Fachin, Rede pública de ensino

Docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Unidade de Amambai – MS.

Published

2013-12-19

Issue

Section

Relato de experiência profissional