O trabalho do coordenador pedagógico, um mediador, pesquisador e suas intervenções

Authors

  • Noeli Teresinha Strada Escola Municipal Professor Aldo de Queiroz

Abstract

RESUMO

Para identificar o verdadeiro papel do coordenador pedagógico, bem como, para que o mesmo possa desenvolver seu trabalho frente aos novos desafios de aprendizagem, é fundamental que antes de qualquer coisa, o mesmo se aproprie de novos conhecimentos significativos para sua função. Conhecimento este que é construído - desconstruído e reconstruído através da pesquisa, da capacitação, sempre por meio do senso crítico. O projeto “Coordenador Mediador: Pesquisa e Intervenção com alunos do Ensino Fundamental I” traz a convicção de que o aluno é o “centro do processo educativo” e cabe ao professor, juntamente com a coordenação pedagógica, ser agente ativo, mediador entre o aluno e o conhecimento. Já o projeto “Coordenador Mediador: Autoestima e Vontade de Aprender”, também elaborado pela autora, vem contribuir com o despertar pelo interesse e a motivação na busca pelo conhecimento, pois a capacidade de aprendizagem pode ficar afetada em caso de perturbação emocional da criança.

Palavras-chave: Coordenador. Mediador. Intervenção.

 

ABSTRACT

To identify the true role of pedagogical co-ordinator, and that the co-ordinator can develop their work observing the new challenges of learning, is essential that before anything else, that the co-ordinator seek new knowledge to their function. This knowledge is organize – disorganize and reorganize through the research, training, always through the critical thinking. The project “Irtermediary Co-ordinator: Research and Intervention with students from Elementary School" brings the conviction that the student is the " aim of the educational process " and is the teacher, with the pedagogical co-ordination, being active agents, intermediaries between the student and knowledge. Furthermore the project "Irtermediary Co-ordinator: Self-esteem and pleasure to learn", also made ​​by this author, contributes to awaken the interest and motivation in the search for knowledge, because learning ability may be affected when there is a disturbance emotional of child.

Keywords: Engineer. Estates. Intervention.

Author Biography

Noeli Teresinha Strada, Escola Municipal Professor Aldo de Queiroz

Para identificar o verdadeiro papel do coordenador pedagógico, bem como para que o mesmo possa desenvolver seu trabalho frente aos novos desafios de aprendizagem, é fundamental que antes de mais nada o mesmo se aproprie de novos conhecimentos significativos para sua função. Conhecimento este que é construído - desconstruído e reconstruído através da pesquisa, da capacitação; sempre por meio do senso crítico. O projeto “Coordenador Mediador: Pesquisa e Intervenção com alunos do Ensino Fundamental I”, traz a convicção de que o aluno é o “centro do processo educativo” e cabe ao professor juntamente com a coordenação pedagógica, serem agentes ativos, mediadores entre o aluno e o conhecimento. Já o projeto “Coordenador Mediador: Auto Estima e Vontade de Aprender”, elaborado também pela autora, vem contribuir com o despertar pelo interesse e a motivação na busca pelo conhecimento; pois a capacidade de aprendizagem é uma das primeiras a ficar afetada sempre que haja uma perturbação emocional da criança.

 

Published

2014-07-21

Issue

Section

Relato de experiência profissional