A profissionalização do ensino e a formação para a profissão docente

Neide Pena Cária, Sandra Maria da Silva Sales Oliveira

Resumo


Este ensaio trata da profissionalização do ensino e da formação para a profissão docente, que tem sido uma das principais discussões a partir da introdução do movimento internacional reformista na educação, década de 1980. Esse campo de pesquisa conta, em nível internacional, com expressiva profusão e multiplicação de estudos nessa área e chega ao Brasil, na decada de 1990, especificamente em 2006 com a aprovação da emenda Constitucional nº 53 que confere o professor da educação básica o status " profissional da educação" e o insere na categoria de trabalhador da educação. Objetiva-se com esse estudo ajudar a compreender o retrato historico da profissão docente e os desafios atuais da profissionalização do ensino, em um cenário de reformas e mudanças inspirado num modelo empresarial. Examina-se dispositivos legais da formação e evolução da profissão docente e o debate sobre a profissionalização do ensino. Ao considerar as questões relativas à profissionalização do ensino e os desafios da profissão como questões não resolvidas no cenário educacional ao longo dos anos, confirma-se a complexidade da profissão professor na contemporaneidade em face da pluralidade de relações e vínculos envolvidos diante das exigencias de um novo modelo de sociedade.


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