A profissionalização do ensino e a formação para a profissão docente

Authors

  • Neide Pena Cária Universidade do Vale do Sapucaí (Univás)
  • Sandra Maria da Silva Sales Oliveira Universidade do Vale do Sapucaí (Univás)

Abstract

Este ensaio trata da profissionalização do ensino e da formação para a profissão docente, que tem sido uma das principais discussões a partir da introdução do movimento internacional reformista na educação, década de 1980. Esse campo de pesquisa conta, em nível internacional, com expressiva profusão e multiplicação de estudos nessa área e chega ao Brasil, na decada de 1990, especificamente em 2006 com a aprovação da emenda Constitucional nº 53 que confere o professor da educação básica o status " profissional da educação" e o insere na categoria de trabalhador da educação. Objetiva-se com esse estudo ajudar a compreender o retrato historico da profissão docente e os desafios atuais da profissionalização do ensino, em um cenário de reformas e mudanças inspirado num modelo empresarial. Examina-se dispositivos legais da formação e evolução da profissão docente e o debate sobre a profissionalização do ensino. Ao considerar as questões relativas à profissionalização do ensino e os desafios da profissão como questões não resolvidas no cenário educacional ao longo dos anos, confirma-se a complexidade da profissão professor na contemporaneidade em face da pluralidade de relações e vínculos envolvidos diante das exigencias de um novo modelo de sociedade.

Author Biographies

Neide Pena Cária, Universidade do Vale do Sapucaí (Univás)

Doutora em Educação: Currículo; Mestre em Ciências da Linguagem, com ênfase em Análise deDiscurso.

Pedagoga com Especialização em Gestão Escolar.

Sandra Maria da Silva Sales Oliveira, Universidade do Vale do Sapucaí (Univás)

Doutora e Mestre em Psicologia, docente e pesquisadora do Programa de Pos-Graduação Sticto Sensu Mestrado em educação da Universidade do Vale do Sapucaí, UNIVAS. Pedagoga e Psicologa, Coordenadora Curso de Pedagogia, UNIVAS.

Published

2014-12-23