Aprendizagem por meio da autoria

Authors

  • Bianca Cabral de Oliveira SEMED - Secretaria Municipal de Educação - MS
  • Regina Maria Horta Barbosa de Oliveira SEMED-NS

Abstract

Uma proposta para a aprendizagem utilizando a pesquisa em sala de aula por um processo de busca de informações para serem analisadas, discutidas, questionadas e posteriormente submetidas a uma reconstrução por meio de elaborações, tendo como resultado a autoria individual ou coletiva por parte de professores e alunos. O material usado como fonte de reflexão não precisa ser necessariamente um texto impresso ou online, pode ser também a televisão, o rádio, a pintura, a escultura, a dança, a música, um filme, uma entrevista, uma pesquisa de campo ou qualquer situação analisada. Todas as etapas devem ser realizadas utilizando-se as tecnologias da informação e da comunicação e, sobretudo a Web 2.0 como importante recurso para a interação e consequente aprendizagem colaborativa. Não devendo ser o professor apenas um reprodutor de conhecimentos por ele encontrados, em geral em livros didáticos. O professor adquire a função de orientador de seus alunos, devendo organizar situações de aprendizagem e proporcionar adequada interação entre todos os envolvidos no processo. No decorrer das atividades deve acontecer a avaliação mediadora de forma a favorecer a crítica e a autocrítica por parte de todos os envolvidos no trabalho pedagógico. Desloca-se, assim, o cerne do processo educativo da aula para a pesquisa, uma vez que se abandona a reprodução dos conhecimentos já sistematizados em busca de um processo de reflexão de forma a reconstruir o conhecimento existente acrescentando a ele novas reflexões, propostas e argumentos com o objetivo de formar cidadãos críticos e capazes de intervir na sociedade em que vivem. Desta forma, visa-se reverter os baixos índices de aprendizagem e proporcionar a formação integral dos educandos. Estes se tornam, assim, capazes de usar a informação e a comunicação e transformá-las em conhecimento que poderá ser utilizado para transformações positivas, individuais ou coletivas, rumo a uma sociedade mais justa e igualitária para todos.

Palavras-chave: Aprendizagem. Pesquisa. Autoria.

 

Abstract

A proposal for learning by research in the classroom through a process of searching for information to be analyzed, discussed, questioned and subsequently subjected to a reconstruction by way of elaboration, resulting in the individual and team by teachers and students. The material used as a source of reflection need not be only a printed text or online, can also be television, radio, painting, sculpture, dance, music, a movie, an interview, a field research or any situation analysis. All steps must be performed using information technology and communication, particularly the Web 2.0 as an important resource for interaction and subsequent collaborative learning. The teacher should not be just a knowledge reproductive he

found in general textbooks, the teacher takes the role of mentor to his students, and organize learning situations and provide appropriate interaction among all involved. During the evaluation activities should happen to mediate in order to encourage criticism and self-criticism by all those involved in educational work. Moves well, the core of the educational process of class for research since it abandons the reproduction of knowledge in search of a systematic process of reflection in order to reconstruct the existing knowledge by adding to it new ideas,new proposals and arguments with the aim of forming critical citizens and capable of intervening in society in which they live. Thus, it aims to reverse the low levels of learning and provide the comprehensive training of students. These become, thus, able to use information and communication and transform them into knowledge that can be used for positive changes, individually or collectively, towards a more just and equal society for all.

Keywords: Learning. Research. Authorship.

Author Biographies

Bianca Cabral de Oliveira, SEMED - Secretaria Municipal de Educação - MS

Especialista em Alfabetização pelo IESF, técnica do Núcleo de Pós-graduação do Centro de Formação para a Educação da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/MS.

Regina Maria Horta Barbosa de Oliveira, SEMED-NS

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, técnica do Núcleo de Pós-graduação do Centro de Formação para a Educação da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/MS.

Published

2011-09-01