Produção didática de professores e as tecnologias digitais em sala de aula

Authors

  • Maria Massae Sakate Secretaria Municipal de Educação - Campo Grande/MS
  • Luiz Carlos Pais

Abstract

Este artigo analisa a produção de professores da educação básica referente a práticas de utilização de recursos tecnológicos em sala de aula, tomando como referência a experiência de formação conduzida por uma equipe da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande (MS). A intenção consiste em focalizar os desafios e as possibilidades dos atuais ambientes virtuais de aprendizagem, diante da inserção dos recursos tecnológicos digitais, nas práticas educativas escolares. As práticas analisadas têm dois níveis interligados que devem ser considerados: as ações conduzidas pela equipe de formadores e a efetiva produção, em sala de aula, dos professores que receberam a formação. O referencial adotado é constituído pelo conceito de apropriação, proposto por Roger Chartier, no sentido de valorizar a produção docente resultante de sua interpretação da orientação textualizada pela equipe de formadores. As noções, associadas a estratégia, táticas, invenção do cotidiano, propostas por Michel De Certeau, são também usadas para complementar a leitura teórica proposta por Pierre Lévy, Hugo Assman, entre outros autores. Foi possível constatar que a expansão crescente de utilização escolar dos recursos digitais passa, essencialmente, pelo reconhecimento da produção docente. Qualquer possibilidade de proporcionar mudanças significativas, nas práticas escolares, através do uso das tecnologias digitais, se potencializa à medida que o professor vivencia novas conquistas em sua própria formação pessoal e coletiva.

 

Palavras-chave: Formação de professores. Tecnologias na Educação. Métodos de ensino. Tecnologias digitais na escola.

 

 

ABSTRACT

 

This paper analyzes the teachers’ production of basic education referring to the use of technological resources practices in the classroom, taking as reference the training experience conducted by a team from the Municipal Secretary of Education of Campo Grande city - MS state. The intention consists of focusing on the challenges and opportunities of the current virtual learning environments, forth the insertion of digital technology resources, in school educational practices. The analyzed practices have two interconnected levels that should be considered: the actions conducted by the team of trainers and effective production, in the classroom, from the teachers who  have received the training. The adopted referential is constituted by the concept of ownership as proposed by Roger Chartier, in order to value the teaching production resulting from their interpretation about the textualized orientation by the team of trainers. The notions associated with the strategy, tactics, everyday invention, proposed by Michel de Certeau, are also used to complement the theoretical interpretation proposed by Pierre Lévy, Hugo Assman, among other authors. It was possible to establish that the increasing expansion of digital resources utilized by the school becomes, essentially, by the recognition of the teaching production. Any possibility of providing significant changes in school practices through the use of digital technologies is strengthened as the teacher experiences new achievements in your own personal and collective training.

 

Keywords: Teacher training. Technologies in Education. Teaching methods. Digital technologies in school.

Published

2014-12-23