Classificação e análise do reduzido acesso dos alunos do ensino médio na região de influência de Dourados - MS no período de 2009 a 2011

Authors

  • Aroldo Alcantara de Paula Souza Escola Municipal Professora Ana Lúcia de Oliveira Batista
  • Walter Guedes da Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Unidade Universitária de Campo Grande. Curso de Geografia.

Abstract

No estado de Mato Grosso do Sul há uma considerável defasagem ano/série-idade dos alunos do ensino médio. Dados do IBGE e INEP demonstram que o referido nível de ensino depara-se com problemas como: distorção ano/série-idade, evasão (abandono) e reprovação. Os números desvelam a urgência em ressignificar o ensino médio brasileiro, pois a educação é fator importante para o desenvolvimento econômico da sociedade e emancipação de população. Dada a regularidade dos índices em séries históricas, podem os sistemas estaduais de ensino já terem formatado seu quadro de pessoal e sua estrutura física para atender um público-alvo reduzido, longe da meta de universalização e correção das defasagens. O objetivo desta pesquisa é classificar e analisar criticamente o reduzido acesso dos alunos no ensino médio nos municípios da Região de Influência de Dourados (MS), composta por 32 (trinta e dois) municípios. Enquanto procedimento metodológico, esta pesquisa fundamentou-se, principalmente, em dados estatísticos, com uso de metodologia de classificação de acordo com as variáveis elencadas, de modo a orientar uma eventual prioridade de investimentos por parte do poder público, analisando, estatisticamente, os números do Censo Escolar 2009, comparando-os com a realidade dos municípios sul-mato-grossenses pesquisados. Enquanto considerações foi possível destacar que o fracasso escolar é o principal fator que contribui para o reduzido acesso dos alunos no ensino médio nos municípios analisados.

Palavras-chave: Região. Dourados. Evasão. Repetência.

 

ABSTRACT

In the state of Mato Grosso do Sul there is a considerable gap year/age-grade of high school students. IBGE data and INEP demonstrate that that level of education is faced with problems such as distortion year / grade-age, avoidance (abandonment) and fail. The figures unveil the urgency to reframe the Brazilian high school, because education is an important factor for economic development of society and population of emancipation. Given the regularity of the indices in time series, can the state education systems have already formatted your staff and your physical structure to meet a reduced audience, far from universal service targets and correction of gaps. The objective of this research is to classify and analyze critically, limited access of students in high school in the cities of Golden Influence Region (MS), consisting of 32 (thirty two) municipalities. While methodological procedure, this research was based mainly on statistical data, classification methodology of use according to the variables listed in order to direct any priority investments by the government, analyzing statistically the numbers School Census 2009, comparing them with the reality of Mato Grosso do Sul municipalities surveyed. While considerations, it was possible to point out that school failure is the main contributing factor to the reduced access of students in high school in the selected municipalities.

Keywords: Region. Golden. Evasion. Repetition.

Author Biographies

Aroldo Alcantara de Paula Souza, Escola Municipal Professora Ana Lúcia de Oliveira Batista

É professor especialista efetivo do 5º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal José Mauro Messias da Silva - Poeta das Moreninhas" (Moreninha IV) e tutor a distância na UFMS (Pedagogia). Licenciado em Pedagogia e Geografia, respectivamente pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CAMPO GRANDE - UNAES, em julho de 2007 e pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, em fevereiro de 2014. Cursou Especialização Lato Sensu no IESF/FUNLEC em Leitura e Escrita (2008-2009) e de Educação Ambiental na UFMS (2013-2014). Pesquisa obras de Monteiro Lobato, textos clássicos da Educação e tópicos de Geografia para os anos iniciais do Ensino Fundamental (organização do trabalho didático na escola contemporânea).(2010-2013).

Walter Guedes da Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Unidade Universitária de Campo Grande. Curso de Geografia.

Possui licenciatura e bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997), mestrado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2002) e doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é professor Adjunto Nível IV e Coordenador do Curso de Geografia-Licenciatura da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul da Unidade Universitária de Campo Grande. É coordenador do subprojeto de Geografia da UEMS/CG do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional, desenvolvimento sustentável, planejamento e gestão do território e ensino de Geografia.

Published

2015-07-28