Bullying e a exposição na mídia: uma análise na perspectiva do letramento crítico visual

Authors

  • Jany Baena Fernandez Secretaria Municipal de Educação - SEMED e UFMS
  • Suzana de Souza Klas Guerra UFMS

Abstract

Este artigo trata do bullying e a exposição visual na mídia. Tem como objetivo analisar um caso de bullying, na perspectiva do letramento crítico visual, veiculado num jornal online. A metodologia da pesquisa tem abordagem qualitativa, com objetivos descritivos, explicativos. Os teóricos que embasaram o estudo foram Levisky (s/d), Teixeira (2013) em relação à adolescência e contextos familiar e escolar; Mizan (2014), Zacchi (2014), Souza (2011), Santaella (2003, 2014) sobre as questões de letramentos, imagem e mídia. A partir da análise verificou-se que quem produziu a imagem e a lançou na mídia tentou se aproximar dos navegantes que se interessam nesse tipo de assunto para chamar mais atenção pela afinidade relacionada ao contexto do espectador. Assim, a construção de sentido produzida pelas pessoas que interpretam esta imagem é relacionada ao seu cotidiano e por isso consegue grande repercussão. Isso acontece porque a construção de sentido caracteriza-se por um processo que envolve o contexto cultural, histórico e social de quem faz a leitura da imagem.

Palavras-chave: Bullying. Linguagem na mídia. Letramento crítico visual.

 

ABSTRACT

This article deals with bullying and visual media exposure. Aims to analyze a case of bullying from the perspective of visual critical literacy, broadcast an online newspaper. The research methodology is qualitative approach with descriptive, explanatory goals. Theoretical that supported the study were Levinsky (s / d), Teixeira (2013) in relation to adolescence and family and school contexts; Mizan (2014), Zacchi (2014), Souza (2011), Santaella (2003, 2013, 2014) on the literacy issues, image and media. From the analysis it was found that those who produced the picture and threw it in the media tried to approach the sailors who are interested in this matter the type to draw more attention by affinity related to the viewer context. Thus the construction of meaning produced by people who interpret this is related to their daily lives and so can great impact. This is because the construction of meaning is characterized by a process involving the cultural, historical and social who does the image reading.

Keywords: Bullying. Media. Visual literacy critical.

Published

2015-07-28