As representações sociais e a construção de sentido num curso de formação continuada de professores

Authors

  • Jany Baena Fernandez SEMED - Secretaria Municipal de Educação - Campo Grande - MS
  • Heloísa Maria Costa Val Gomide Baroli SEMED - Secretaria Municipal de Educação - Campo Grande - MS

Abstract

Este artigo trata da contribuição das representações sociais para a construção de sentido nos discursos de professores cursistas em um curso de formação continuada, realizado na modalidade a distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem. Tem como objetivo analisar os discursos dos professores cursistas com foco na contribuição das representações sociais para a construção de sentido. As análises se voltam para processos interativos e práticas discursivas realizadas nos espaços virtuais em que predominam os gêneros emergentes mais interativos como fóruns e bate-papos dos professores que atuam na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande (MS). Do ponto de vista metodológico, priorizam-se aspectos qualitativos e interpretativos, com descrições e explicações. Ressalta-se sua importância para a formação continuada em que haja construção de saberes no processo de ensino e aprendizagem, com foco no discurso educacional e na prática pedagógica. As teorias estão embasadas, principalmente, em Moscovici (2007), Alexandre (2004), Jodelet (1993), Bakhtin (2006; 2011), Morin (2003, 2007), Hall (2006), Kenski (2002) e Menezes de Souza (2011) sobre representações sociais e os aspectos que envolvem a linguagem, a identidade, as interações e comunicações sociais e a construção de sentidos para a transformação da prática docente. É preciso trabalhar a contribuição das representações sociais nas formações continuadas de professores para compreensão do contexto social e ampliação do discurso em sala de aula.

Palavras-chave: Representações sociais. Construção de sentido. Formação continuada de professores.

 

ABSTRACT

This article deals with the contribution of social representations to the construction of meaning in the speeches of students teachers in a continuing education course held in the distance, through the Virtual Learning Environment. Aims to analyze the speeches of teacher students teachers focusing on the contribution of social representations to the construction of meaning. Analyses turn to interactive processes and discursive practices carried out in virtual spaces with predominantly more interactive emerging genres such as forums and chats for teachers working in the Municipal Network of Education Campo Grande (MS). From a methodological point of view, give priority to quality aspects and interpretive, with descriptions and explanations. It emphasizes their importance for continuing education where there is construction of knowledge in the process of teaching and learning, focusing on the educational discourse and pedagogical practice. Theories are informed mainly Moscovici (2007 ) , Alexander (2004 ) , Jodelet (1993), Bakhtin (2006; 2011) , Morin (2003, 2007), Hall (2006), Kenski (2002) and Menezes de Souza (2011) on social representations and aspects involving language, identity, social interactions and communications and the construction of meaning for the transformation of teaching practice. It needs to work the contribution of social representations in the continuing education of teachers for understanding the social context and expansion of speech in the classroom.

Keywords: Social representations. Construction of meaning. Continuing education of teachers.

Author Biographies

Jany Baena Fernandez, SEMED - Secretaria Municipal de Educação - Campo Grande - MS

Mestranda em Estudos de Linguagens – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Graduada em Letras/Espanhol, (UFMS).

Heloísa Maria Costa Val Gomide Baroli, SEMED - Secretaria Municipal de Educação - Campo Grande - MS

Mestre em Educação pela UCDB Especialista em Informática e Processamento de Dados (UCDB antiga FUCMAT) Licenciada em Matemática (UFMS) Tecnóloga em Ciências Sistema de Processamento de Dados (Santa Fé Community Colle - Fla - USA)

Published

2015-12-30