Entrevista com Professor Pedro Demo: Os desafios da educação em um mundo pós-moderno

Authors

  • Heloísa Maria Costa Val Gomide Baroli SEMED - Secretaria Municipal de Educação - MS

Abstract

Vivemos momentos de mudanças em todos os setores da sociedade e a educação não fica de fora. Principalmente porque os alunos vivem em dois mundos diferentes: um fora e outro dentro das paredes da escola.

Acostumados a conteúdos dinâmicos, plasticamente atraentes, devido ao amplo acesso a dispositivos móveis e, quase sempre conectados, os alunos, quando chegam à escola, se deparam com outra realidade. Encontram um ambiente muitas vezes atrasado, com uma conexão de internet lenta, computadores obsoletos e professores ainda não habituados a lidar com tecnologia.

Isso nos repete a seguinte reflexão: estamos experimentando um era de muitos desafios, mas com inúmeras oportunidades. Com grandes possibilidades para impulsionar o tão sonhado avanço da educação.

O mundo pós-moderno proporciona os recursos necessários, porém impõe uma necessidade permanente ao educador: estar sempre atualizado. Seja do ponto de vista tecnológico, pedagógico, ético, e, sobretudo, no que diz respeito às novas abordagens e formas de relacionamentos que surgem com a evolução da sociedade.

Assunto que tratamos nesta entrevista com o filósofo e doutor em Sociologia, professor Pedro Demo.


Author Biography

Heloísa Maria Costa Val Gomide Baroli, SEMED - Secretaria Municipal de Educação - MS

Mestre em Educação pela UCDB Especialista em Informática e Processamento de Dados (UCDB antiga FUCMAT) Licenciada em Matemática (UFMS) Tecnóloga em Ciências Sistema de Processamento de Dados (Santa Fé Community Colle - Fla - USA)

Published

2016-02-11