Estudo comparado sobre a implementação do ensino secundário público em dois estados brasileiros entre 1930 e 1970

Authors

  • Fernando Vendrame Menezes

Abstract

Este texto apresenta um estudo comparado sobre a implementação do ensino secundário público em dois estados brasileiros, Mato Grosso e Minas Gerais, entre os anos de 1930 e 1970. O marco temporal justifica-se porque foi a partir de 1930, com a ascensão de Getúlio Vargas ao governo federal, que se institui uma política centralizada e centralizadora visando à expansão da escola pública no país. Argumenta-se que questões relacionadas à situação política e econômica de cada um desses estados podem ter contribuído para que, apesar da centralidade desse processo (por meio das reformas educativas do Ministério da Educação e Saúde Pública) em cada um deles o estabelecimento do ensino público seguisse caminhos singulares. A partir da seleção e análise de produções acadêmicas (teses e dissertações) que versam sobre o ensino secundário, elaboradas em programas de pós-graduação em Educação de universidades destes dois estados, buscou-se os indícios de como estes fatores políticos podem ter atuado na expansão da escolarização secundária pública nos respectivos estados.

Published

2017-08-04