Integração das tecnologias ao currículo educacional: reflexões sobre a formação de professores

Authors

  • Ana Maria Almeida SEMED

Abstract

Este trabalho trata de uma discussão sobre a integração das tecnologias na educação a partir do reconhecimento da escrita da experiência como parte da dinâmica de formação em trajetória. O objetivo consiste em problematizar os olhares para a utilização das tecnologias no contexto do ensino e da aprendizagem, bem como contribuir com o movimento de estudo da autora deste trabalho, devido ao envolvimento no universo da formação continuada de professores para a integração das tecnologias ao currículo escolar. Dessa forma, esta produção dispara um diálogo com autores que discutem as questões relacionadas ao excesso de informações disponibilizadas pelas tecnologias digitais, disponíveis nas redes da Internet, os modos de lidar com tais recursos e os discursos e as posturas dos educadores na integração desses artefatos ao currículo escolar.

Palavras-chave: Tecnologias e currículo. Formação de professores. Escrita da experiência. Discursos e tecnologias.

ABSTRACT

This work deals with a discussion about the integration of technologies in education from the recognition of the writing of experience as part of the dynamics of formation in thetrajectory. The objective of this work is to problematize the perspectives for the use of technologies in the context of teaching and learning, as well as to contribute to the study movement of the author of this work, due to the involvement in the universe of continued teacher training for the integration of technologies To the school curriculum. Thus, this production triggers a dialogue with authors who discuss the issues related to the excess of information provided by the digital technologies available in the Internet networks, the ways of dealing with such resources and the discourses and postures of educators in the integration of these artifacts school curriculum.

Keywords: Technologies and curriculum; Teacher training, experience of Writing, Speeches and technologies.

Author Biography

Ana Maria Almeida, SEMED

Graduada em  Matemática (Habilitação), no ano de 2004 - Universidade Católica Dom Bosco, concluiu os cursos AVA no contexto da aprendizagem e avaliação no ano 2012 - Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande - MS,  Tutoria Online - Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande - MS em 2013, é  Pós Graduada em Educação Matemática no ano de 2007– Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal - UNIDERP, Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - Edumat pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.
Atua na formação e no acompanhamento dos Professores Coordenadores de Projetos Tecnológicos nas  escolas da Rede Municipal de Ensino – (REME) como professora formadora da Divisão de Tecnologia Educacional, é conteudista de cursos referentes às tecnologias educacionais e administradora do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle da Secretaria Municipal de Educação – (SEMED), Campo Grande – MS.

Published

2017-08-04