Dilemas Éticos na Prática Docente

Authors

  • Erlinda Martins Batista UFMS/ Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Antonio Sales UNIDERP

Abstract

 

RESUMO

Esse artigo apresenta uma interlocução teórica sobre a questão da ética e da moral na prática docente a partir de uma interlocução com Habermas e Sandel e autores mais contemporâneos como La Taille, entre outros. A problemática vivenciada na educação se amplia para o campo social político e econômico. Entretanto, foca-se o problema no campo educacional, considerando que nesse campo é possível realizar mudanças a partir de programas educacionais que apresentem propostas de como trabalhar na prática a ética e a moral. Acredita-se que a solução pode ser alcançada a partir de uma formação docente que contemple discussões e debates que promovam um diálogo educacional envolvendo a ética e a moral nos contextos escolares atuais. Essa formação pode ter também a finalidade de desenvolver as habilidades do corpo docente para práticas pedagógicas concretas no trabalho da ética e da moral.

 

Palavras-chave: Ética. Moral. Educação

Author Biographies

Erlinda Martins Batista, UFMS/ Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Lotada na Agetic/INFI - Coordenadora do GINPEAD.

Antonio Sales, UNIDERP

Pós-graduação e pesquisa

Published

2017-08-04