Teoria e prática docente na educação superior

Autores

  • Rosana Olivares de Albuquerque
  • Ana Maria Ribas SEMED - DITEC

Resumo

RESUMO

A prática docente é inserida na dinâmica social, envolvendo a produção de aprendizagens, saberes, conhecimento, subjetividades e atitudes. Tal prática foi historicamente construída e impregnada de tradições e finalidades que podem e devem ser questionadas e reconstruídas.Nenhuma prática educacional é isenta, portanto, este artigo, por meio da pesquisa bibliográfica inicia uma importante reflexão, com pesquisadores que contribuem para a compreensão da relação entre teoria e prática docente com os processos de ensino e aprendizagem e suas representações na concretude de uma concepção formadora integral do ser humano na Educação Superior,em especial nos cursos de Formação de Professores.Essas relações são contempladas em suas complexidades e entendidas como parte essencial do panorama subjetivo atual que revela as consequências das lacunas nesta fase da formação do ser humano, numa Educação Superior predominantemente imersa na lógica de mercado imposta pela ideologia neoliberal e reforçada pela prática docente, pautada na instrumentalização da formação dos sujeitos, de forma a garantir a manutenção do poder e legitimar as desigualdades sociais.

Palavras-chave:Educação Superior. Formação Integral. Prática Docente.

 

ABSTRACT

The teaching practice is inserted in the social dynamics, involving the production of learning, knowledge, knowledge, subjectivities and attitudes. Such a practice has been historically constructed and impregnated with traditions and purposes that can and should be questioned and reconstructed. No educational practice is exempt, so this article, through the bibliographic research begins an important reflection, with three authors that contribute to the understanding of the relationship between teaching theory and practice with the teaching and learning processes and their representations in the concretion of a conception integral teacher of the human being in Higher Education, especially in the Teacher Training courses. These relationships are contemplated in their complexities and understood as an essential part of the current subjective panorama that reveals the consequences of the gaps in this phase of the formation of the human being, in Higher Education predominantly immersed in the market logic imposed by neoliberal ideology and reinforced by the teaching practice, in the instrumentalization of the training of the subjects, in order to guarantee the maintenance of power and to legitimize social inequalities.

Keywords:College Education. Integral Training.Teaching Practice.

Downloads

Publicado

2017-12-30