Análise de algumas dificuldades na resolução de uma atividade avaliativa envolvendo equação da reta

Antonio Sales, Leandro Inácio da Silva, Sílvio Cesar Pereira Lara, Adriano da Fonseca Melo, Ivonete Melo de Carvalho

Resumo


RESUMO:

A presente pesquisa é uma reflexão sobre dificuldades encontradas por alunos ao resolver questões de Geometria Analítica.Trata de questões que guardam proximidades conceituais e tem por objetivo responder à seguinte questão: “por que duas questões, aparentemente iguais, envolvendo equação da reta produziram resultados tão diferentes? ”. Para tanto, foram utilizados alguns conceitos da semiótica e, em particular, daTeoria dos Registros de Representações Semióticas, proposta por Raymond Duval. Assume que a atividade Matemática se processa através de transformações denominadas de conversão e de tratamento, conforme o caso. Pelo olhar semiótico os símbolos podem ser compreendidos pelos alunos como o valor agregado a cada um, dependendo da localização. A coleta de dados ocorreu por meio da observação das aulas e da realização de prova.  Após a correção do professor, teve-se acesso aos resultados, identificando duas questões que tratavam de Equação da Reta e, no entanto, exigiam procedimentos de resolução diferentes. Conclui-se que, o trabalho com as fórmulas esconde vários significados envolvidos e que se uma questão exige mais processos de convergência e tratamento, pode aumentar ou diminuir a dificuldade de resolução do aluno.

Palavras-chave: Semiótica. Signos. Conversão. Tratamento.

 

Abstract:

The present research is a reflection on the difficulties found by students in solving questions of Analytical Geometry.  It deal with  issues that keep proximities conceptual and aims to answer the following question : "why two seemingly equal questions involving equation of the straight line produced results as many different?”.  For this, some concepts of semiotics and, in particular, the Theory of Registers of Semiotic Representations, proposed by Raymond Duval, were used. It assumes that the Mathematical activity is processed through transformations denominated of conversion and of treatment, as according the case. By the semiotic look the symbols can be understood by the students as the value added to each one, depending on the location. The data collection took place through the observation of the classes and the performance of the test. After the teacher's correction, the results were obtained by identifying two questions that dealt with the equation of the straight line and, nevertheless, required different resolution procedures. It is concluded that the work with the formulas hides several meanings involved and that if an issue requires more processes of convergence and treatment, it can increase or decrease the student’s difficulty of solving

Keywords: Semiotics. Signs. Conversion. Treatment.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.