A pesquisa em sala de aula como instrumento pedagógico: considerações para sua inclusão na prática pedagógica

Christiane Caetano Martins Fernandes

Resumo


As transformações que ocorrem na sociedade, em que as mais diversas informações estão disponíveis em diferentes fontes, fazem com que os docentes tenham a necessidade de renovar suas práticas para entre outros objetivos, propiciar aos educandos, condições efetivas de participação na construção e (re) construção do próprio conhecimento. A partir dessa premissa, e com o intuito de propor um caminho que efetive a aprendizagem do aluno, este artigo tem como objetivo apresentar a pesquisa em sala de aula como instrumento pedagógico, ao fundamentar sua importância, para que o professor a utilize oportunizando ao educando aprendizagens que vão além dos conteúdos disciplinares, ou seja, propicie a ele conhecimentos necessários para a compreensão do mundo ao qual está inserido e também da sua própria realidade, por meio da participação ativa no processo de ensino e aprendizagem, com questionamentos, busca e confronto de informações, desenvolvendo atividades para a aquisição do senso crítico, e das capacidades de analisar e de argumentar, com vistas a evitar a alienação e a ingenuidade frente às situações presentes no cotidiano. Nesse sentido, discutimos a pesquisa em sala de aula como instrumento pedagógico que se apresenta como um meio de contribuição para a aprendizagem do aluno onde este passará de sujeito passivo para ativo na busca pelo conhecimento. A pesquisa por seu caráter investigativo poderá melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem dos conteúdos e de vários temas relevantes, visto que o ambiente da sala de aula se torna dinâmico com uma probabilidade maior de participação dos alunos nas atividades propostas, além de possibilitar aos docentes uma prática reflexiva transformando qualitativamente o processo educativo. A relevância deste estudo está associada à importância de uma formação que ofereça aos alunos condições para o desenvolvimento da sua criticidade, criatividade e autonomia ao longo do processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-Chave: Pesquisa. Instrumento pedagógico. Aprendizagem.

 

Abstract:

The transformations that occur in society, in which more informations are available at several different sources, make the teachers have the need to revamp their practices to, among other objectives, provide students conditions for effective participation in the construction and (re) construction of knowledge itself. From this premise, and in order to propose a way that takes effective to student learning, this article aims to present research in the classroom as an educational tool by basing its importance for the teacher to give opportunities to the student using a learning that go beyond the subject content, providing the knowledge he need to understand the world in which he belong and also of his own reality, through active participation in the teaching and learning, questioning, searching and comparison of informations, developing activities for the acquisition of critical thinking, and capacity to analyze and argue, in order to avoid lack of information and ingenuity in the face of situations in the everyday. In this way, the research discussed in the classroom as an educational tool that presents itself as a way of contribution to the student learning where he will taxable to the active subject in the search for knowledge. The investigative research, your character, can improve the quality of teaching and learning of content and various relevant topics as the environment in the classroom becomes dynamic with a greater likelihood of student participation in the proposed activities, and providing teachers a reflective practice qualitatively transforming the educational process. The relevance of this study is associated with the importance of training students to have conditions for the development of their criticality, creativity and autonomy in the process of teaching and learning.

KEYWORDS: Research. Teaching tools. Learning.


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