Ópera do Malandro e a Malandragem Brasileira

Autores

  • Magda Simone De Toni SEMED - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CAMPO GRANDE MS
  • Daniel Abrão

Resumo

RESUMO

O objetivo deste artigo é identificar as personagens que apresentam as características da malandragem brasileira por meio da análise da obra Ópera do malandro, de Chico Buarque de Holanda, escrita no ano de 1978. A metodologia adotada é a pesquisa bibliográfica dos referenciais teóricos a respeito da personagem do malandro. Nesse sentido, visa-se esclarecer as características que apontam as personagens João Alegre, Duran, Chaves, Max Overseas e Geni como típicos malandros da sociedade carioca na década de 1940, contexto que abrange o Brasil numa época de mudanças ideológicas com ideias de progresso, de tornar-se um país moderno, do interesse pelo americanismo, pelo apagamento da memória e a rápida substituição da tradição pelo novo. Conclui-se ao final do artigo, que as personagens estão inseridas no contexto da malandragem que permeia a sociedade brasileira com as peculiaridades da esperteza, da criatividade e da safadeza para usufruir de benefícios e vantagens. Cabe ressaltar que a intertextualidade está presente na construção de textos que se recriam e apontam as características que se repetem nos vários malandros brasileiros.

Palavras-chave: Literatura Comparada; Intertextualidade; Ópera do malandro; Chico Buarque.

 

ABSTRACT

The goal of this article is to identify the characters that present the characteristics of Brazilian trickery by the analysis of‘Ópera do malandro’ - a trickster opera is a Brazilian play, written by Chico Buarque de Holanda in 1978. The adopted methodology is the bibliographical research from the theoretical references regarding to the character of atrickster.In this way, it was aimed to clarify the characteristics that points out the characters JoãoAlegre, Duran, Chaves, Max Overseas and Geni as typical tricksters from the Carioca society in the 1940s, a context that encompasses Brazil in a time of ideological changes with progress’ ideas, of becoming a modern country, with an interest by the Americanism, the erasure of memory and the quickly replacement of the tradition by the new. It is concluded at the end of this article that the characters are inserted in the context of trickery that goes through the Brazilian society with the peculiarities of smartness, creativity and naughtiness to obtain benefits and advantages. Furthermore, it’s important to emphasize that the intertextuality is present in the construction of the texts, which they are recreated,and they point out the characteristics that are repeated into the various Brazilian’s rascals.

Keywords: Comparative literature; Intertextuality; Trickster’s Opera; Chico Buarque.

Biografia do Autor

Magda Simone De Toni, SEMED - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CAMPO GRANDE MS

Professora, habilitação em Arte, especialista em Coordenação Pedagógica, Midias na Educação e Alfabetização

Daniel Abrão

Graduado em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É Mestre e Doutor em Teoria da Literatura pela UNESP - IBILCE - São José do Rio Preto. Tem experiência no ensino básico, no Município de Campo Grande, e desde 1999 é Professor efetivo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência administrativa na criação e coordenação de Cursos de Graduação em Letras e Pós-Graduações Lato e Stricto Sensu. Atua nas disciplinas do campo literário na Graduação em Letras, no Mestrado Acadêmico em Letras e no Mestrado Profissional em Letras. É líder do Grupo de Pesquisa UEMS/CNPq Literatura e Humanidades desde 2002, com organização de pesquisas e eventos relacionados aos estudos literários, tendo como resultado a publicação de diversos artigos, capítulos e livros sobre literatura brasileira, crítica literária, literatura sul-mato-grossense, literatura e escola e, em parceria com órgãos e secretarias públicas, projetos de formação de leitores.

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Publicado

2018-02-27