A importância do inspetor escolar no favorecimento à qualidade da educação no contexto atual

Elaine Carla Garôfalo de Oliveira, Ana Maria Ribas

Resumo


Resumo

O objetivo principal deste trabalho foi analisar a importância da inspeção escolar para a manutenção da qualidade da educação. Verificando, assim, sua trajetória histórica, o significado do conceito de qualidade na atualidade, a democratização educacional, todos esses elementos sem deixar de mencionar o desenvolvimento tecnológico na sociedade do século XXI. Os estudos foram fundamentados nas pesquisas bibliográficas e pela leitura de obras. Compreendemos com os estudos realizados que, a função do inspetor é fundamental para os interesses burocráticos de Estado, no cumprimento das leis que regulamentam as normas e diretrizes educacionais, mas também que essa função é orientadora e verificadora das ações pedagógicas e administrativas.  Percebe-se, ao final, que existe a necessidade de mudança nos paradigmas que envolvem esse profissional, principalmente no que refere às atribuições da função na prática democrática, promovendo a eficácia e qualidade educativa.

Palavras-chave: Inspeção Escolar. Qualidade. Paradigma.

 

Abstract

The main objective of this study was to analyze the importance of school inspection to maintain the quality of education. In order to verify its historical trajectory, the meaning of the concept of quality in the present time, the educational democratization, all these elements, not to mention the technological development in 21st century society. The studies were based on bibliographical research and reading works. We understand from the studies carried out that the role of the inspector is fundamental to the bureaucratic interests of the State, in compliance with the laws that regulate educational norms and guidelines, but also that this function is guiding and verifying pedagogical and administrative actions. In the end, it is noticed that there is a need for change in the paradigms that envolve this professional, especially in relation to the attributions of the function in democratic practice, promoting efficacy and educational quality.

Keywords: School Inspection. Quality. Paradigm.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.