Narrativas de Professores, os Multiletramentos e o uso das Tecnologias: Concepção e Prática Pedagógica

Autores

  • Adriana Percilia Leite Recalde Rubio Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Neide Araujo Castilho Teno

Resumo

Neste estudo ressaltamos a importância da pedagogia dos multiletramentos diante da multiplicidade de linguagens presentes nos textos da contemporaneidade envolvendo valores e culturas de diferentes sujeitos. O aumento do acesso aos meios de comunicação e informação, em qualquer espaço de aprendizagem, desafia o sistema educacional, e a prática do professor, que por sua vez, demanda novos saberes e novas epistemologias de trabalho. Os estudos que ora estamos realizando se inserem na linha de pesquisa Ensino de Linguagem, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade Universitária de Campo Grande. A atualidade carece de sujeitos que saibam selecionar, analisar e construir conhecimentos, de forma autônoma, para se inserirem na sociedade tecnológica globalizada. O objetivo desse estudo é conhecer a prática pedagógica dos professores, sujeitos sociais e históricos, a partir de narrativas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa utilizando procedimentos a partir de questionários semiestruturados com professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio da Rede Estadual de Mato Grosso do Sul. Para análise recorremos ao Método de Bardin, uma técnica que permite categorização dos dados a partir da comunicação dos sujeitos. Dentre as categorias realizamos um recorte das narrativas e concentramos análises na categoria: A concepção de multiletramentos relacionada à prática pedagógica do professor de ensino médio. Com este estudo foi possível compreender que a concepção de multiletramento envolve não só as questões práticas de sala de aula, bem como abrange a socialização, a presença de várias linguagens e mídias ligadas às novas tecnologias de informação e uma reflexão teórica acerca da epistemologia da pedagogia dos multiletramentos.

Palavras-chave: Multiletramentos. Concepções. Prática Pedagógica

Biografia do Autor

Adriana Percilia Leite Recalde Rubio, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestranda em Letras do Programa de Pós graduação em Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul -UEMS. Linha de Pesquisa Ensino e Linguagem. Campo Grande. Brasil

Downloads

Publicado

2019-08-23