Influências da Inteligência Emocional na Formação Continuada de professores voltados à aprendizagem dos alunos

Autores

  • Roberto Luís Dambros SEMED
  • Ana Maria Almeida SEMED
  • Lourenço Ezídio de Melo SEMED

Resumo

RESUMO

Este texto trata de experiências de formações continuadas no contexto da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, Estado de Mato Grosso do Sul. O objetivo desta proposta consiste em despertar o olhar dos formadores e professores sobre a relevância da inteligência emocional e o padrão de pensamento de crescimento (growth mindset) no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, temos inserido ferramentas de estudos relacionados à inteligência emocional e os padrões de pensamento e linguagens utilizadas pelos professores em nossas formações. Dessa forma, constituímos essa proposta a partir de nossas experiências na formação continuada de professores para utilização das tecnologias no ensino e na aprendizagem considerando a postura do professor e suas atitudes como fatores fundamentais para o desenvolvimento dos alunos. Pretendemos assim refletir sobre nossas posturas no âmbito das práticas formativas no contexto da educação básica e contribuir para discussões sobre esta temática, bem como colaborar para o desenvolvimento pessoal, profissional.

Palavras-chave: Inteligência emocional; Mindset; formação continuada; Tecnologia educacional.

Downloads

Publicado

2019-08-23

Edição

Seção

Relato de experiência profissional