PROFESSOR: Uma Reflexão sobre os Saberes Docentes

Authors

  • Claudia Renata Rodrigues Xavier SEMED UFMS
  • Elisângela Rodrigues Furtado
  • Kleiton Ramires Pires Bezerra

Abstract

Mediante análise bibliográfica, este artigo tem por objetivo descrever saberes que os professores de Educação Física mobilizam em sua prática docente para promover reflexão sobre os conhecimentos que permeiam seu fazer pedagógico. Como proposta metodológica houve a apresentação e discussão de certos objetos de estudos sobre o tema, dos seguintes autores: Gauthier et al. (1998), Nóvoa (1992), Tardif (2002), Gariglio (2010), Santini e Molina Neto (2005), Gatti e Barreto (2009), Brzezinsk e Garrido (2007), Xavier (2010), Almeida (2011), Garces, Lauxen e Antunes (2012) e Furtado (2012; 2014), Silva (2014), Tigre (2017). Conclui-se que o professor de Educação Física, na sua prática pedagógica, utiliza seus saberes pessoais, principalmente de práticas esportivas vivenciadas na infância e adolescência, saberes provenientes da formação escolar anterior a graduação, saberes da formação profissional, saberes dos programas e livros didáticos usados no trabalho e saberes da sua experiência na profissão. Importante ressaltar que o professor de Educação Física precisa repensar de maneira constante seu fazer pedagógico para conhecer diferentes saberes e formas de ensino, com vistas a práticas emancipatórias, que proporcionem mudanças reais na ação docente e de aprendizagem escolar.

Palavras-Chave: Saberes Docentes, Prática Docent,. Educação Física.

Author Biography

Claudia Renata Rodrigues Xavier, SEMED UFMS

RESUMO:

 

O objetivo deste artigo é discutir e apresentar uma síntese dos resultados que trata sobre Saberes Docentes mobilizados pelos Professores de Educação Física do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino - REME/Campo Grande-MS. Procuramos evidenciar questões referentes à formação dos professores e os saberes mobilizados antes e durante a docência. Estes resultados fazem parte da dissertação de mestrado intitulada “O professor de Educação Física do Ensino Fundamental: Saberes, Concepções e sua Prática Docente.” O universo pesquisado é composto de 10 professores de Educação Física que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental na REME/Campo Grande-MS, no período entre cinco e oito anos. Utilizamos os pressupostos da abordagem qualitativa no desenvolvimento da pesquisa e, para o levantamento dos dados a entrevista semi-estruturada e análise de documentos. Os resultados da investigação foram - Os Professores de Educação Física que participaram de nosso estudo mobilizam em suas práticas os saberes profissionais, disciplinares, curriculares e experienciais, além do específico da cultura corporal de movimento (o jogo, a dança, o esporte, a ginástica e as lutas), sem se dar conta de que todos subsidiam suas práticas. - Os Professores de Educação Física que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental e que se encontram em um estágio mais avançado da carreira (entre 5 e 8 anos) se pautam na construção de sua carreira profissional em princípios e nas abordagens Crítica-Superadora, Crítico-Emancipatória e Desenvolvimentista, o que mostra que o ecletismo faz parte das práticas  desses professores.

 

Palavras-chave: Professor de Educação Física; Ensino Fundamental; Saberes Docentes

 

 

 

ABSTRACT

 

The aim of this work is to discuss and present a summary of the results about Knowledges Teaching mobilized by Physical Education Teachers of Elementary Education of Municipal Schools - REME / Campo Grande-MS. We seek to highlight issues related to teacher training and the knowledges mobilized before and during teaching. These results are part of the master’s thesis entitled "The Physical Education Teacher of the Elementary School: Knowledge, Concepts and their Teaching Practice". The research universe is composed of 10 Physical Education teachers who work in the early years of elementary school in the REME / Campo Grande, in the period between five and eight years. We use the assumptions of the qualitative approach in the development of research and, for data collection, the semi-structured interviews and document analysis. The research results were:  the Teachers of Physical Education, who participated in our study, mobilized in their jobs the professional knowledge, disciplinaries, curricular and experiential, also the specific culture of body movement (play, dance, sports, gymnastics and struggles), without realizing that all this subsidize their practices; the Teachers of Physical Education who work in the early years of elementary school and who are in a more advanced stage of career (between 5 and 8 years) base their professional careers on the principles and approaches, Critical-surpassing, Critical-Emancipatory and developmental,  this which shows that eclecticism is part of the practices of these teachers.

 

 

Keywords: Teacher of Physical Education, Elementary School; Teaching Knowledge

 

Published

2019-08-23