Formação Continuada de Educação Física em Parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul: possibilidades e desafios em tempo de pandemia

Autores

  • Claudia Renata Rodrigues Xavier
  • Eliana de Mattos Carvalho
  • Elisângela Rodrigues Furtado
  • Vera Lúcia Gomes Alves

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo descrever a formação continuada de Educação Física em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, bem como fomentar discussões sobre possibilidades e desafios durante a pandemia da covid-19. A metodologia utilizada foi um relato de experiência. A formação foi dividida em dois momentos, quais sejam, conhecimentos comuns e conhecimentos específicos de cada componente curricular representados em cinco módulos. 1.  Introdução – Implementação do Referencial Curricular da Reme; 2. Ensino de Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; 3. Ensino de Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental; 4. Educação Física Inclusiva – Eu promovo a inclusão? e 5. Educação Física na Educação de Jovens e Adultos. Os principais destaques foram: a formação como fomento de diferentes discussões entre os docentes; a reflexão sobre a prática pedagógica durante o contexto da pandemia; as sugestões de trabalhos referentes às dúvidas e incertezas sobre as aulas não presenciais e a condução da prática pedagógica. Desse modo, a parceria entre a UFMS e a SEMED conseguiu abordar diferentes temáticas, oportunizar conhecimentos teóricos e práticos, além de promover uma reflexão de diferentes ações pedagógicas dos docentes. 

Downloads

Publicado

2022-08-19