Pensamento algébrico: considerações a respeito de um curso de extensão
Abstract
O presente texto tem por objetivo apresentar os caminhos percorridos durante a formação de professores do curso de extensão, envolvendo o pensamento algébrico, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande. O curso foi organizado em quatro momentos: 1) vídeo para apresentar uma breve história da álgebra, vertentes fundamentais do pensamento algébrico, definições e exemplos de sequências recursivas, sequências repetitivas e relações de igualdade; 2) atividade no Fórum de Discussão do ambiente virtual; 3) dois vídeos que mostraram uma proposta de ação de extensão; e 4) atividade final para recuperar, nas atividades desenvolvidas ao longo de 2020, alguma relacionada ao pensamento algébrico. Acreditamos que as devolutivas das atividades podem permitir ao cursista repensar a prática pedagógica que contemple o pensamento algébrico. Contudo, sabemos que uma proposta de formação continuada que busque criar momentos de reflexão necessita de espaços de interação que suscitem dúvidas, permitam debates e busquem soluções para os problemas apresentados pelos professores, o que não se deve resumir em registros fornecidos em um ambiente virtual.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A equipe editorial do periódico "Diálogos Educacionais em Revista" reserva-se o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais com vistas a manter o padrão culto da língua portuguesa, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos submetidos a esse periódico, bem como as opiniões emitidas, são da exclusiva responsabilidade de seus autores. Os trabalhos não aceitos para avaliação, não serão devolvidos aos autores. Os editores ficam responsáveis em comunicar os mesmos, sobre a aprovação ou não dos trabalhos.