Pensamento algébrico: considerações a respeito de um curso de extensão

Authors

  • Sheila Denize Guimarães Barbosa

Abstract

O presente texto tem por objetivo apresentar os caminhos percorridos durante a formação de professores do curso de extensão, envolvendo o pensamento algébrico, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande. O curso foi organizado em quatro momentos: 1) vídeo para apresentar uma breve história da álgebra, vertentes fundamentais do pensamento algébrico, definições e exemplos de sequências recursivas, sequências repetitivas e relações de igualdade; 2) atividade no Fórum de Discussão do ambiente virtual; 3) dois vídeos que mostraram uma proposta de ação de extensão; e 4) atividade final para recuperar, nas atividades desenvolvidas ao longo de 2020, alguma relacionada ao pensamento algébrico. Acreditamos que as devolutivas das atividades podem permitir ao cursista repensar a prática pedagógica que contemple o pensamento algébrico. Contudo, sabemos que uma proposta de formação continuada que busque criar momentos de reflexão necessita de espaços de interação que suscitem dúvidas, permitam debates e busquem soluções para os problemas apresentados pelos professores, o que não se deve resumir em registros fornecidos em um ambiente virtual.

Published

2022-08-19