Metodologias Ativas de Aprendizagem – Relato de uma Ação de Formação Continuada
Abstract
O presente artigo tem por objetivo apresentar o relato de uma ação de formação continuada sobre metodologias ativas de aprendizagem com professores de Matemática da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS. Ela foi realizada por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no Curso de Extensão “Formação dos professores para o ensino remoto: reflexões sobre a prática e sobre estratégias de trabalho”, e compõe o programa de formação continuada “Reflexões Pedagógicas: Diálogos entre a Teoria e a Prática”, da Rede Municipal de Ensino. Para o desenvolvimento da proposta foram escolhidas as seguintes metodologias ativas de aprendizagem: sala de aula invertida, aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada em projetos e aprendizagem baseada em equipes. Os dados para este relato foram obtidos a partir dos fóruns de comunicação assíncrona desenvolvidos durante a formação. Os resultados do presente artigo evidenciam a aproximação dos professores em formação com as metodologias ativas de aprendizagem e a necessidade da formação continuada.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A equipe editorial do periódico "Diálogos Educacionais em Revista" reserva-se o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais com vistas a manter o padrão culto da língua portuguesa, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos submetidos a esse periódico, bem como as opiniões emitidas, são da exclusiva responsabilidade de seus autores. Os trabalhos não aceitos para avaliação, não serão devolvidos aos autores. Os editores ficam responsáveis em comunicar os mesmos, sobre a aprovação ou não dos trabalhos.