Os recursos tecnológicos no fazer pedagógico do professor alfabetizador

Authors

  • Leila Aparecida Cabrera Secretaria Municipal de Educação - Campo Grande/MS

Abstract

Este artigo tem como objetivo refletir como os recursos tecnológicos (TV, DVD, vídeo, biblioteca e computadores) podem facilitar o processo ensino aprendizagem dos educandos mediados na prática pedagógica do professor. As utilizações dos recursos tecnológicos podem proporcionar ao aluno uma aprendizagem significativa por meio da interação e da comunicação, porém é preciso que o professor saia de sua zona de conforto, transpondo a figura de educador tradicional para uma postura ousada, modificando as ferramentas de trabalho que antes se constituía somente de quadro, giz e livro didático, buscando acrescentar TV, DVD, livro paradidático, vídeos e computador. Diante disso, se faz necessária a busca de formação e a instituição por sua vez deve propiciar a capacitação para que esses educadores tenham a apropriação do conhecimento, de maneira que as ferramentas tecnológicas possam auxiliar em sua prática pedagógica. Tais recursos tecnológicos só poderão fazer a diferença se forem incorporados pelos educadores da mesma forma como o quadro, giz e livro didático são fundamentais, mas para isso é preciso uma quebra de paradigma, portanto a educação só pode ser transformada se o perfil desse professor for modificado, pois é ele quem vai decidir que estratégia metodológica utilizará para que seu aluno aprenda e acreditar que existem novas maneiras de ensinar e de aprender, ficando mais próximo daquilo que é prazeroso para o aluno, assim há grande chance de haver uma aprendizagem efetiva.

Palavras-chave: Educação. Tecnologia. Professor.

 

ABSTRACT

This article aims to reflect how technological resources (TV, DVD, video library and computers) can facilitate the learning process of students mediated the teacher's pedagogic practice. The use of technological resources can provide the student with a meaningful learning through interaction and communication, but it takes the teacher out of your comfort zone, crossing the figure of a traditional educator bold stance, modifying work tools that before it was only a blackboard, chalk and textbooks, seeking to add TV, DVD, Book Readers, videos and computer. Given this it is necessary to search for training and institution should in turn provide training for these teachers have the appropriate knowledge so that technological tools can help in their teaching. Such technological resources can only make a difference if they are incorporated by educators in the same way as a blackboard, chalk and textbooks are essential, but it is required a paradigm shift, so the education can only be changed if the profile of this teacher is modified, it is he who will decide which strategy methodology will be used for your student to learn and believe that there are new ways of teaching and learning, getting closer to what is pleasurable for the student, so there is greater chance of having a effective learning.

Keywords: Technology. Education. Teacher.

 

Author Biography

Leila Aparecida Cabrera, Secretaria Municipal de Educação - Campo Grande/MS

Graduada em Formação Especial Currículo do Ensino do 2º grau(Licenciatura Plena) pelo Centro de Ensino Superior Prof. Plínio Mendes dos Santos (1990) e em Pedagogia pelo Centro Universitário de Campo Grande (2000). Especializações em: Prática Docente no Ensino Superior e Uso das Tecnologias pelo Centro Universitário de Campo Grande (2002-2005) e Organização do Trabalho Pedagógico do Professor Alfabetizador na Educação Infantil e Anos Iniciais pelo Instituto de Ensino Superior da FUNLEC - IESF (2006-2007). Atualmente é professor (a) Técnico (a) da Divisão de Tecnologia Educacional - DITEC, órgão vinculado a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Campo Grande –MS.

Published

2011-12-05