Qualidade de vida e Educação Física no Ensino Fundamental: problematizando a partir do pentáculo do bem-estar adaptado

Authors

  • Leonardo Lizieiro Rede Municipal de Ensino de Campo Grande-MS.
  • Rosimeire da Conceição Pereira França Escola Municipal em Tempo Integral Profª Ana Lúcia de Oliveira Batista

Abstract

O presente artigo teve por objetivo relatar um plano de ensino com a temática qualidade de vida (QV) nas aulas de Educação Física em séries iniciais do Ensino Fundamental. O plano foi desenvolvido com base na Metodologia da Problematização (BERBEL, 1999) e adaptou o Pentáculo do Bem-Estar proposto por Nahas (2000) para a faixa etária atendida. Obedecendo a sequência problematizadora os alunos identificaram as alterações corporais causadas pela atividade física e a necessidade de cuidados com o corpo, elencaram os conhecimentos prévios sobre QV, identificaram os fatores relacionados à QV por meio do modelo em estrela, pesquisaram sobre o tema, criaram histórias, vivenciaram jogos que abordavam QV, apresentaram os conhecimentos a outras turmas e realizaram caminhada e visita técnica a uma academia ao ar livre. Por meio deste trabalho foi possível desenvolver uma educação voltada à saúde. Os alunos compreenderam a QV como questão multifatorial, sendo os cuidados com o corpo uma necessidade cotidiana.

Palavras-chave: Conhecimentos sobre o corpo. Saúde. Metodologia da Problematização.

Resumen

El presente artículo tuvo por objetivo relatar un plan de enseñanza con la temática calidad de vida (CV) en las clases de Educación Física en series iniciales de la educación primaria. El plan fue desarrollado con base en la Metodología de la Problematización (BERBEL, 1999) y adaptó el Pentáculo del Bienestar propuesto por Nahas (2000) para el público meta. Siguiendo la secuencia problematizadora, los alumnos identificaron las alteraciones corporales causadas por la actividad física y la necesidad de cuidados con el cuerpo, listaron los conocimientos previos sobre CV, identificaron los factores relacionados a la CV por medio del modelo en estrella, investigaron sobre el tema, criaron historias, probaron juegos que abordaban CV, presentaron los conocimientos a otros grupos y realizaron caminata y visita a un gimnasio al aire libre. Por medio de este trabajo fue posible desarrollar una educación con enfoque en la salud. Los alumnos comprendieron la CV como cuestión multifactorial, entendiendo los cuidados con el cuerpo una necesidad cotidiana.

Palabras clave: Conocimientos sobre el cuerpo. Salud. Metodología de la Problematización.

Author Biographies

Leonardo Lizieiro, Rede Municipal de Ensino de Campo Grande-MS.

Professor de Educação Física com ênfase em Atividades Circenses. Especialista em Aprendizagem Motora.

Rosimeire da Conceição Pereira França, Escola Municipal em Tempo Integral Profª Ana Lúcia de Oliveira Batista

Coordenadora de Educação Física.

Published

2013-06-28