Metodologias de ensino e de aprendizagem de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental, dos anos finais

Cleide Pereira Gomes

Resumo


O trabalho intitulado METODOLOGIA DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL, DOS ANOS FINAIS visa contribuir com a prática dos professores de Língua Portuguesa. Por meio de pesquisa bibliográfica, a partir da leitura em livros que abordam a temática em questão e de observação, durante acompanhamento pedagógico, em horário de planejamento, de alguns professores, do 6º ao 9º ano, da Rede Municipal de Ensino/REME de Campo Grande/MS, na Escola Municipal onde estão lotados, assim, foi possível diagnosticar dificuldades e necessidades na prática do trabalho docente. Nesse sentido, pretende-se, também, subsidiar os professores com sugestões e orientações, fundamentadas na perspectiva do gênero textual, para o ensino e a aprendizagem da Língua Portuguesa, com possíveis intervenções para que o desempenho do professor resulte em aumento do índice de proficiência dos discentes.

Palavras-chave: Aprendizagem. Texto. Aluno. Professor.

 

Abstract

The work entitled METHOD OF TEACHING AND LEARNING OF PORTUGUESE FOR ELEMENTARY EDUCATION, THE FINAL YEARS aims to contribute to the practice of Portuguese Language teachers. Through literature, from reading books that address the thematic in question and observation for monitoring pedagogic, in time of planning, some teachers, from 6th to 9th grade, the Municipal Schools/REME of Campo Grande/MS in the school hall where they are crowded, so it was possible to diagnose problems and needs in the practice of teaching. In this sense, we intend to also subsidize teachers with suggestions and orientations, based on the perspective of the genre, for the teaching and learning of Portuguese, with possible interventions for teacher performance resulting in increased rates of proficiency students.

Keywords: Learning. Text. Students. Teacher.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .