Uma visão da educação a distância, no Estado de Mato Grosso do Sul: FormAção pela Escola

Authors

  • Jany Baena Fernandez Secretaria Municipal de Educação - SEMED

Abstract

Este artigo trata de um relato de experiência sobre a implantação e desenvolvimento, nos anos de 2007 a 2009, em Mato Grosso do Sul, do programa FormAção pela Escola que oferta formação continuada para a comunidade escolar da rede de ensino pública, na modalidade de Educação a Distância – EAD. Os cursos do referido programa visam fortalecer a atuação dos agentes e parceiros envolvidos na execução, no monitoramento, na avaliação, na prestação de contas e no controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE. O estudo tem como objetivo apresentar informações quantitativas e qualitativas, por meio de dados fornecidos pela coordenação estadual sobre a implantação e desenvolvimento dos cursos do Programa. Para tanto, teve-se como objeto de estudo os cursos ofertados pelo FormAção pela escola. Os dados foram coletados, organizados e sistematizados, por meio de observação e levantamento em fonte direta e indireta, com acesso aos relatórios gerados pela coordenação estadual, nas legislações vigentes e no acompanhamento das formações oferecidas a comunidade escolar. Diante da experiência relatada obtiveram-se informações relevantes em relação à expansão da EAD no estado de Mato Grosso do Sul, bem como identificados campos para investigações, devido a sua especificidade de conteúdo, pois envolve temas relacionados à importância do controle social sobre os recursos financeiros destinados a educação pública e de público – alvo, tendo em vista que abrange toda comunidade escolar, não restringindo aos docentes, diretores e equipe pedagógica.

 

Palavras-chave: Educação a distância. Formação continuada. Controle social.

Abstract

This article is an experience report on the implementation and development in the years 2007 and 2009 in Mato Grosso do Sul, the training program by the School to offer continuing education for the school community's public school system, in the form of Education Distance Learning - Distance Learning. The courses of the program aim to strengthen the activities of agents and partners involved in the implementation, monitoring, evaluation, accountability and social control of education programs and actions financed by the National Fund for Education Development - ENDF. The study aims to provide quantitative and qualitative information, using data supplied by state coordination on the implementation and development of the courses of the program. To do so, had as object of study courses offered by the Training School. Data were collected, organized and systematized through observation and survey source direct and indirect access to reports generated by state coordination in legislations and monitoring of training offered to the school community. Given the reported experience obtained information relevant to the expansion of distance education in the state of Mato Grosso do Sul, as well as identified fields for research, due to its specific content, because it involves issues related to the importance of social control over the financial resources for public education and public target - with a view that spans the entire school community, not restricted to teachers, principals and teaching staff.

 

Keywords: Distance Education. Training continuing. Social control.

Published

2013-06-28