Projeto pedagógico próprio: o primeiro passo para o projeto político pedagógico da escola

Authors

  • Regina Maria Horta Barbosa de Oliveira SEMED - MS
  • Bianca Cabral de Oliveira SEMED - MS

Abstract

Um relato sobre o surgimento do projeto político pedagógico como necessidade histórica, bem como, seu significado e as possíveis vantagens por ele oferecidas a partir da atual exigência do mesmo nas escolas. Argumenta-se sobre a conveniência da elaboração de um projeto pedagógico por parte de cada professor, antes das reuniões coletivas que visam elaborar ou reelaborar o planejamento da escola. Apresenta-se uma proposta para a construção do projeto individual de cada professor com o intuito de nortear seu trabalho e contribuir para que os educadores, imbuídos pelo objetivo único de melhorar a aprendizagem de seus alunos, venham, juntos, a construir a educação de qualidade que é de direito de todos os cidadãos brasileiros.

 

Palavras-chave: Projeto político pedagógico. Projeto pedagógico próprio. Planejamento.

 

 

Abstract

An account of the emergence of political and pedagogical project as an ideological as well as their significance and the possible advantages offered by him from the current requirement of the same schools. We argue about the desirability of developing an educational project by each teacher, prior to meetings or conferences designed to prepare planning to redesign the school. It presents a proposal to build the project for each individual teacher in order to guide their work and to help educators, imbued with the sole purpose of enhancing the learning of their students come together to build quality education, right for all citizens.

Keywords: Political pedagogical project. Teaching project itself. Planning.

Author Biographies

Regina Maria Horta Barbosa de Oliveira, SEMED - MS

Mestre em Educação pela UFMS, técnica do Núcleo de Pós-graduação do Centro de Formação para a Educação da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande – MS.

Bianca Cabral de Oliveira, SEMED - MS

Especialista em Alfabetização pelo IESF, técnica do Núcleo de Pós-graduação do Centro de Formação para a Educação da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande – MS.

Published

2011-08-31