Inovação na educação profissional: uma das possibilidades das redes

Autores

  • Marta Maria Brackmann Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul - Núcleo de Educação Profissional

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre os conceitos de redes e de inovação e sua aplicação em organizações empresariais e educacionais procurando responder a pergunta sobre como as organizações escolares de ensino profissional podem promover a inovação e, em decorrência, possibilitar uma educação de qualidade e alinhada ao contexto do século XXI e, em especial, às demandas empresariais. Parte-se do pressuposto que a organização em rede, por parte das escolas de educação profissional, pode contribuir para o desenvolvimento de inovação no âmbito escolar.

 

Palavras-chave: Inovação. Redes. Educação profissional.

Abstratc

The aim of this paper is to discuss the concepts of networks and innovation and its application in business organizations and educational seeking to answer the question of how organizations vocational school can promote innovation and, consequently, facilitate quality education and aligned the context of the twenty-first century and, in particular, to business demands. It starts from the assumption that the network organization on the part of vocational education schools can contribute to the development of innovation in schools.

 

Keywords: Innovation. Networks. Professional education.

Biografia do Autor

Marta Maria Brackmann, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul - Núcleo de Educação Profissional

Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do RS, Especialista em Gestão Empresarial e Bacharel em Administração de Empresas pela mesma instituição. Colaboradora do Senac-RS – Departamento Regional - Núcleo de Educação Profissional - Senac Inovação. Integrante da Rede de Pesquisa FTO (Formação-Trabalho-Organização).

Downloads

Publicado

2013-12-19