O papel do coordenador pedagógico e o uso das tecnologias no planejamento dos professores da REME

Autores

  • Magda Simone De Toni SEMED - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CAMPO GRANDE MS

Resumo

 

Este artigo tem como objetivo principal analisar o papel do coordenador pedagógico e o uso das tecnologias no planejamento dos professores da Rede Municipal de Ensino (REME) de Campo Grande/MS. Dessa forma, visando explicitar as discussões sobre o tema, foram abordados os seguintes objetivos específicos: a) verificar como os coordenadores pedagógicos utilizam os recursos tecnológicos em seu planejamento; b) assinalar as principais estratégias empregadas pelos coordenadores pedagógicos para introdução dos recursos tecnológicos no desenvolvimento de seu trabalho na escola; c) descrever e analisar como os coordenadores incentivam os professores no planejamento em relação aos recursos tecnológicos disponíveis nas escolas. Assim, optou-se por realizar uma pesquisa que se caracteriza como descritiva, envolvendo tanto a abordagem qualitativa como a quantitativa a partir da revisão bibliográfica que aborda o papel do coordenador pedagógico e o uso das TICs no planejamento pedagógico, e de questionário aplicado a dez coordenadores pedagógicos para coleta das informações. Os resultados mostraram que, sendo o coordenador pedagógico responsável pela orientação do planejamento do trabalho docente, deve sensibilizar a articulação das diferentes mídias para melhorar o processo educativo auxiliando os professores na solução de problemas, pois ele é um elo entre todos os segmentos da escola, atuando de forma a promover sempre a aprendizagem. Os resultados podem provocar novas pesquisas em relação à elaboração do planejamento pedagógico e o papel do coordenador pedagógico com a clara consciência de valorizar esse profissional da educação e sua atuação no ambiente escolar renovado com a utilização das TIC.

Palavras-chave: Planejamento pedagógico. Tecnologias. Coordenador Pedagógico.

Abstract

This article aims at analyzing the role of coordinator and Pedagogical Use of Technology in the Planning of Teachers of Municipal Schools (REME) from Campo Grande / MS. Thus, in order to clarify the discussions on the subject, we addressed the following specific objectives: a) to verify how the coordinators utilize technological resources in their planning, b) point out the main strategies employed by educational coordinators for the introduction of technological development of their work at school, c) describe and analyze how the coordinators encourage teachers in planning in relation to technological resources available in schools. Thus, we chose to conduct a search that is characterized as descriptive, involving both qualitative as quantitative objectives from the literature review that estresses the role of coordinator and pedagogical use of ICT in educational planning and questionnaire to ten pedagogical coordinators for data collection. The results showed that as the educational coordinator responsible for guiding the planning of teaching, should promote the articulation of different media to improve the educational process assisting teachers in solving problems because it is a link between all segments of the school, acting in ways that always promote learning. The results may lead to new research in the formulation of educational planning and the role of pedagogical coordinator with the clear awareness that enhance professional education and its role in the new school environment with the use of ICT.

 

Keywords: Educational Planning. Technology. Educational Coordinator.

Biografia do Autor

Magda Simone De Toni, SEMED - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CAMPO GRANDE MS

Professora, habilitação em Arte, especialista em Coordenação Pedagógica, Midias na Educação e Alfabetização

Downloads

Publicado

2013-12-19