Rádio como ferramenta pedagógica: possibilidade de interação no processo educacional

Authors

  • Maria Elisabete Martins Secretaria Municipal de Educação/SEMED

Abstract

Este estudo buscou verificar se o rádio, veículo de grande performance social, bastante acessível e presente na vida das pessoas, quando utilizado como ferramenta pedagógica contribui para a melhoria do processo educacional e para uma aprendizagem mais significativa. O processo de análise e interpretação do material disponível baseou-se na pesquisa bibliográfica, tendo como suporte a pesquisa de campo com a técnica de entrevistas e os dados analisados à luz da teoria proposta por Grinspun, Saviani e Silva. Utilizou-se a abordagem qualitativa e quantitativa, com o sentido de aprimorar conhecimentos e elucidar a importância da pesquisa. Nessa perspectiva o professor é o mediador que contribui para o processo de aprendizagem dos educandos. Foram investigados dez professores que atuam nas turmas do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, incluindo professores coordenadores de tecnologia educacional - PCTE. Neste contexto, ressaltamos a dificuldade dos professores quanto à teoria que embasa o projeto, bem como a organização das escalas para garantir a participação de todos os envolvidos no projeto. Observou-se que com a introdução do rádio na escola, os alunos estiveram mais presentes e interagindo de forma prazerosa, diminuindo o número de faltas, o que refletiu no índice de aproveitamento, tendo como consequência melhores notas e mudança no comportamento dos alunos. Desta forma, desenvolver o trabalho com rádio na escola contribuiu com a construção do conhecimento e proporcionou ao aluno o acesso a diferentes linguagens, dentre elas a linguagem radiofônica, além de ajustar a integração entre as disciplinas do currículo da escola com a realidade da comunidade.

 

Palavras-Chave: Rádio. Educação. Aprendizagem.

 

 

 

Abstract

 

This study aims to verify whether the radio, vehicle performance great social, affordable and present in people's lives when used as a pedagogical tool, helps to improve the educational process and for a more meaningful learning. The process of analysis and interpretation of the available material was based on literature search and still field research with interview technique and analyzed the light of the theory proposed by Grinspun, Saviani and Silva. We used a qualitative and quantitative approach, with the sense of improving knowledge and elucidate the importance of research. In this perspective the teacher is the mediator that contributes to the learning process of students. We investigated ten teachers, who work in classes from 3rd to 5th grade of elementary school, including teachers of educational technology coordinators - PCTE. In this context we emphasize the difficulty of teachers as the theory behind the project, as well as organizing the call to ensure participation of all stakeholders in the project. It was observed that with the introduction of radio in the school, students were more present and interacting in a pleasant way, reducing the number of faults, which resulted in the utilization rate, resulting in better grades and change in student behavior. Thus, developing the work with radio in schools contributed to the construction of knowledge, and provides students access to different languages among them radio language, besides adjusting the integration between the disciplines of the school curriculum with the reality of the community.

Keywords: Radio. Education. Learning.

Author Biography

Maria Elisabete Martins, Secretaria Municipal de Educação/SEMED

Pedagoga, professora dos anos iniciasi do Ensino Fundamental.

Técnica na Secretaria deEducação do Municipio

Published

2013-12-19