A formação dos profissionais da educação como pressuposto para uma educação de qualidade

Claudeci de Paula de Almeida

Resumo


A educação ao longo dos tempos tem contribuído para a emancipação das pessoas e para a melhoria da qualidade de vida das comunidades. Por isso, é preciso que tanto os profissionais da educação, como a sociedade de um modo geral, compreendam o sentido da aquisição de conhecimento ao almejarem um contexto mais digno e igualitário. Desse modo, faz-se necessário que os educadores saibam a importância de seu trabalho e passem a se valorizar por meio de curso de especialização, curso de capacitação e, principalmente, que se mantenham constantes pesquisadores, renovando seus conhecimentos e oportunizando aos alunos novas oportunidades de aprendizagem, pois quanto mais capacitado é o profissional de educação, melhor será a qualidade do ensino por ele ofertado. Para garantir a legitimidade do manuscrito aqui registrado fez-se uso dos seguintes teóricos: Chellotti (2006), Demo (2004, 2005), Haetinger (2003), Vasconcellos (2007), os quais oportunizam reflexões que levam a uma nova estruturação na abordagem do fazer pedagógico do professor, que se encontra voltada a uma nova práxis diante do atual contexto social. O presente trabalho oportunizou a compreensão da importância do estudo, da troca de experiência e da pesquisa no fazer do professor, no exercício de sua profissão.

 

Palavras–Chave: Qualificação. Capacitação. Fazer pedagógico.

 

Abstract

Education over time has contributed to the emancipation of the people and improving the quality of life of communities . Therefore , it is necessary that both the teachers, and society in general , understand the meaning of knowledge acquisition to climb and the one most worthy and egalitarian context . Thus , it is necessary that educators know the importance of their work and come to appreciate through specialization courses , training course , and especially that researchers remain constant , renewing their knowledge and providing opportunities for students new opportunities learning , as the more capable is the professional education, the better the quality of education offered by it . To ensure the legitimacy of the manuscript registered here made ​​use of the following theorists : Chellotti (2006 ) , Demo (2004 , 2005) , Haetinger (2003 ) , Vasconcellos (2007 ) , which nurture reflections that lead to a new approach in structuring of pedagogical teacher , who is facing a new praxis in the current social context . This study provided an opportunity to understand the importance of the study, exchange of experience and research in making the teacher in the exercise of their profession.

 

Keywords: Qualification. Training. Pedagogical practice.

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.