Formação continuada de professores de Ciências dos anos iniciais: a sequência didática como forma de organização do trabalho docente

Authors

  • Cátia Fabiane Reis Castro de Oliveira SEMED/UFMS
  • Vera de Mattos Machado ssss

Abstract

O objetivo deste artigo é relatar a atividade de formação continuada de professores de Ciências dos anos iniciais, por meio do estudo, elaboração e desenvolvimento de Sequências Didáticas (SD) em turmas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental que ocorreu no ano de 2013. A metodologia utilizada para a formação continuada de professores foram leituras de textos teóricos, excertos de teses, capítulos de livros dos autores que embasam as discussões sobre Sequências Didáticas como Zabala (1998) e Brousseau (2008), bem como exibição de vídeos, discussão em grupo, sistematização dos textos em slides, análise de materiais (livros didáticos, SD de revista de educação) comparando com os documentos oficiais da Rede Municipal de Ensino – REME, vivência de uma SD em aulas a campo no Parque Estadual do Prosa e no Laboratório de Botânica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). E ainda, elaboração, adequação e reestruturação de SD em contexto de formação continuada, desenvolvimento da SD com uma das turmas em que leciona e participação no I Workshop dos professores de Ciências de 1º ao 5º ano da REME. Sobre os resultados obtidos é possível afirmar que as formações tiveram um efeito positivo nas práticas de alguns professores, embora não tenha sido possível quantificar esse dado, o que evidencia a importância da formação continuada em serviço, pois para desenvolver a SD foi necessário o investimento em vários momentos de formação ao longo do ano. À guisa de conclusão, destaca-se como aspectos positivos a formação dos professores formadores, a elaboração de SD de maneira colaborativa no processo de formação continuada de professores e ainda aponta-se que a SD pode ser uma ferramenta a favor do ensino e da aprendizagem e como pontos desfavoráveis o acompanhamento a poucos professores porque o número de profissionais é muito grande (mais de 250 docentes), a equipe de professores formadores é pequena e atende também outras demandas de trabalho.
 
Palavras-chaves: Formação continuada de professores. Ensino de Ciências. Anos iniciais do Ensino Fundamental.



ABSTRACT
The aim of this paper is to report the activity of continuing education in the early years science teachers through the development, establishment and development of sequences Teaching (SD) in 1st class to 5th grade of elementary school that took place in 2013. The methodology used for the continuing education of teachers were readings of theoretical texts, theses excerpts, book chapters the authors that support the discussions on Teaching Sequences as Zabala (1998) and Brousseau (2008), as well as view videos, discussion group, systematization of texts in slides, materials analysis (textbooks, educational magazine SD) compared to the official documents of the Municipal education Network - REME, living a SD in field classes in the State of Prose Park and Laboratory of Botany, Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS). And yet, development, adaptation and SD restructuring in the context of continuing education, development of SD with one of the classes that he teaches and participation in the I Workshop of the 1st science teachers to 5th year of REME. On the results we can say that the training had a positive effect on the practice of some teachers, although it was not possible to quantify this information, which highlights the importance of ongoing education as to develop the SD investment was needed in several moments of training throughout the year. À guisa de conclusão, destaca-se como aspectos positivos a formação dos professores formadores, a elaboração de SD de maneira colaborativa no processo de formação continuada de professores e ainda aponta-se que a SD pode ser uma ferramenta a favor do ensino e da aprendizagem e como pontos desfavoráveis o acompanhamento a poucos professores porque o número de profissionais é muito grande (mais de 250 docentes), a equipe de professores formadores é pequena e atende também outras demandas de trabalho.

Keywords: Continued training of teachers. Science teaching. Early years of elementary school

 

Author Biography

Cátia Fabiane Reis Castro de Oliveira, SEMED/UFMS

[1] Pedagoga (UFMS), professora da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, especialista em Métodos e Técnicas do Ensino (UNIDERP), formadora da Secretaria Municipal de Educação, membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores e Ensino de Ciências – GEPFOPEC/UFMS/FUNDECT e mestranda pela UFMS/INFI/PPEC.

[2] Professora Doutora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores e Ensino de Ciências – GEPFOPEC/UFMS/FUNDECT.

Published

2016-07-04