Educação a distância no Brasil: constituição histórica, utilização e avanços

Authors

  • Laura Maria Paim UEMS
  • Carolina Bérgamo Gomes Amato UEMS

Abstract

A Educação a Distância é uma modalidade que se utiliza da tecnologia da informação como principal meio de mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem. Uma de suas principais premissas é o fator flexibilidade, pois essa forma de ensino possibilita que estudantes e educadores desenvolvam suas pesquisas e seu cronograma de atividades em lugares diversos, utilizando o tempo como aliado para o processo de aquisição do conhecimento. Historicamente falando, podemos perceber que a educação a distancia não está conosco há pouco tempo. No Brasil, essa modalidade surgiu em meados da década de quarenta do século passado, embora nos pareça aparentemente uma inovação em termos de tecnologia, didática. Nos últimos anos, a modalidade de ensino à distância, sobretudo no que tange ao ensino superior sofreu um aumento considerável, pois se trata de um sistema bastante acessível, vinculado às mídias, e de certo modo, os alunos acabam enxergando nesse sistema de ensino mais atrativos do que possuiriam em um curso de tempo integral, seu crescimento e popularidade são inegáveis, embora seus cursos de graduação tenham sofrido com a evasão ao longo dos semestres letivos, pois atenta-se para o fato de que boa parcela dos acadêmicos acaba trancando o curso, sem concluí-lo. Desse modo, é facilmente notada a importância da educação a distancia no contexto social e educacional de nossos dias e não se pode fechar os olhos para a magnitude dessa crescente expansão; despidos de preconceitos, devemos desenvolver uma nova visão dessa modalidade de ensino, tão relevante para que se possa suprir as carências educacionais que temos hoje em nosso país.

Palavras-chave: Educação a distância. Letramento.  Mídias digitais.



ABSTRACT

 Distance education is a modality which uses the information as a primary means of didactic and pedagogical mediation technology in teaching and learning processes. One of its main premises is the flexibility factor, as this type of education allows students and educators to develop their research and their schedule of activities in different places, using time as an ally to the acquisition of knowledge. Historically speaking, we can see that distance education is not with us recently. In Brazil, this type emerged in the mid-forties of the last century, although in apparently seems an innovation in terms of technology, didactic. In recent years, the type of education at a distance, especially when it comes to higher education has grown considerably since it is a very affordable system, broadcast media, and in a way, students come to see that the education system more attractive than would possess in a full-time course, its growth and popularity are undeniable, although its undergraduate courses have suffered evasion over the semesters as attentive to the fact that a large portion of the academic ends locking the course without completing it. Thus, it is easily noted the importance of distance education in the social context and education of our days and we can not close our eyes to the magnitude of this growing expansion, stripped of prejudices, we must develop a new vision of this type of education, as relevant so that we can meet the educational needs we have today in our country.

Keywords: Distance Education. Literacy.  Digital Medias.

Published

2016-07-01